Acontece isto quando tira dois cafés com a mesma cápsula!

As cápsulas de café foram concebidas para uma única utilização – ou não? Quer se trate de uma questão de redução de resíduos, de redução de custos ou de simples curiosidade, é justo perguntar-se se estes pequenos recipientes de café devem limitar-se a apenas uma bebida. Num esforço para resolver esta questão, vamos explicar-lhe exatamente o que acontece quando tira dois cafés com a mesma cápsula.

Acontece isto quando tira dois cafés com a mesma cápsula!

Embora não exista uma regra firme sobre a utilização de uma cápsula de café duas vezes, a maioria dos conhecedores aconselha a não o fazer. Isto porque tende a produzir uma chávena de café em alguns casos muito aguada. Uma vez que as máquinas de café funcionam empurrando água quente através das cápsulas compactamente cheias, cada vez que a água passa por elas, menos concentrada será a chávena de café resultante. Consequentemente, isto significa que o café não só enfrenta uma mudança de cor de preto escuro para um tom castanho mais claro, como também as cápsulas produzirão café com aromas e sabores enfraquecidos. Pior ainda, o café pode também ter um sabor mais amargo como resultado de uma extração excessiva. Isto porque demasiados compostos orgânicos podem ser libertados com uma exposição prolongada à água.

No entanto, o inconveniente mais significativo da reutilização de uma cápsula é a falta de cafeína. Dado que cada cápsula de café é produzida para conter um determinado nível de cafeína, uma cápsula utilizada duas vezes não terá o mesmo grau que a anterior. Com tantos fatores contra a reutilização de cápsulas de café, pode assumir que utilizar uma cápsula duas vezes está fora de questão. Mas este não é exatamente o caso.

Reutilizar ou não reutilizar as suas cápsulas de café

A menos que decida apostar em duas chávenas de café muito pequenas uma a seguir à outra, o segundo café nunca ficará tão bom. Mas isso nem sempre é mau; se preferir uma torrefação mais leve, uma cápsula reutilizada (especialmente de uma variedade mais forte) pode fazer maravilhas. Em alternativa, para os momentos em que deseja o sabor do café, mas não a cafeína, utilizar a mesma cápsula duas vezes é uma boa opção. Também há formas de compensar os sabores diluídos; basta adicionar uma colher de café instantâneo para dar vida a essa chávena de café fraco.

- Advertisement -

Embora possa reutilizar as cápsulas de café, há certamente um limite. Depois de duas extrações as borras de café estão mais do que prontas para o lixo.

A conclusão é a seguinte. Claro que pode utilizar a mesma cápsula de café duas vezes. Claro que afeta o sabor do café, diminuindo a sua intensidade. No entanto quando uma pessoa gosta de um café forte e a outra de um café mais fraco pode ser uma boa ideia.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.