Mining com placas gráficas já está a causar apagões no Irão

Caso não saiba, os miners Chineses estão neste momento a mudar as suas ‘farms’ para o Irão, devido à diferença muito significativa de preço na eletricidade. O problema é que a infraestrutura do país não está a aguentar… Afinal de contas, em boa verdade, esta nova loucura do mining é tudo menos normal, e como é óbvio, ter centenas de placas gráficas de última a geração a operar no máximo das suas capacidades, não é a coisa mais saudável para as centrais elétricas de qualquer país.



Mining com placas gráficas já está a causar apagões no Irão

Portanto, como a eletricidade no Irão anda pelos 1.8~2.2 cêntimos por kWh, várias operações de grandes proporções estão agora a passar fonteiras para criar raízes nesta região. Afinal, já sabemos de pelo menos 14 farms massivas a consumir cerca de 300 megawatts de energia elétrica… O que basicamente equivale às necessidades de uma cidade com 100 mil habitantes.

Curiosamente, devido ao preço da eletricidade, parece que o Irão é agora um dos 6 países mais populares no mundo para a prática de mining de criptomoedas através de placas gráficas.

Entretanto, se por ventura anda no mercado à procura de uma placa gráfica, nomeadamente a muito desejada RTX 3080, é provável que vá ficar um bocado irritado com as seguintes fotos…

mining com placas gráficas mining com placas gráficas

Em suma, as coisas estão a chegar a um nível muito parecido ao tivemos a oportunidade de ver em 2016 e 2017… Com o potencial de ficarem ainda pior, caso o valor das moedas virtuais não comece a baixar. Afinal de contas, a Bitcoin parece ter estabilizado nos 30 mil euros, o que claro está, deu um novo ‘boost’ a todo o mercado.

Assim, como se não fosse suficiente o mercado de placas gráficas estar nas ruas da amargura… Ainda temos os miners a acabar com todo o stock. Aliás, as coisas estão tão más, que os miners até já começaram a apostar no mining com portáteis.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub