O Galaxy S23 FE é uma proposta muito interessante no papel, ao trazer para cima da mesa toda a qualidade que a Samsung tem para oferecer, num pacote com o mesmo exato design e materiais da restante gama Premium, tudo isto a um preço um pouco mais baixo graças a alguns compromissos pouco importantes na parte do hardware.
Pois bem, caso não saiba, este smartphone já é uma realidade no mercado Português há qualquer coisa como 2 semanas. No entanto, volta a cometer alguns dos erros do Galaxy S21 FE, o último smartphone Galaxy FE a chegar ao mercado Lusitano.
Os Galaxy S FE são (quase) sempre aparelhos excitantes que nunca sabemos se vão mesmo chegar a existir nas prateleiras. Mas… Neste caso, talvez tivesse sido boa ideia fazer o mesmo que se fez com o S22 FE. Cancelar!
Afinal, chegou demasiado tarde, vem com um preço que não faz muito sentido nesta altura do campeonato, e além de tudo isto, chega às prateleiras em cima do lançamento de toda a nova geração Android! Onde temos de salientar os novos topo de gama da própria Samsung (Galaxy S24).
(Mini-Review) Galaxy S23 FE: Chegou tarde e caro! Só para fãs!
Especificações Técnicas
- SoC: Exynos 2200
- Ecrã: Dynamic AMOLED 2X 6.4” FHD+ (1080 x 2340) // LTPS (60Hz~120Hz)
- Memória: 8GB
- Armazenamento: 128GB
- Bateria: 4500mAH (25W com fio // 15W sem fio)
- Dimensões e Peso: 158 x 76.5 x 8.2 mm // 209g
- Câmaras:
- 50MP f/1.8, 24mm (wide), PDAF, OIS
- 8MP f/2.4, 75mm (telefoto), PDAF, OIS, 3x zoom ótico
- 12MP f/2.2, 123˚ (ultrawide)
- Frontal: 10MP f/2.4, 26mm (wide)
- Preço: 739.99€ (PVPr)
Introdução
O Galaxy S23 FE aparece no mercado com um formato conhecido, confortável, bem como com uma qualidade de construção extremamente interessante.
Curiosamente, apresenta também um tamanho de ecrã que fica entre o Galaxy S23 (6.1”) e o Galaxy S23+ (6.6”), sendo por isso um aparelho muito interessante para quem quer algo maior que o S23 base, mas nem por isso quer ter um “matacão” nas mãos como é o S23+.
Parece e sente-se como um topo de gama a sério, o que é obviamente muito importante para esta gama FE que já existe há alguns anos, mas continua sem conseguir convencer e consequentemente conquistar o seu próprio espaço no mercado.
Design e Ecrã
Temos assim uma frente dominada por um ecrã de 6.4” que muito honestamente podia ter margens um pouco mais reduzidas, sendo este o aspeto visual que mais o afasta da “gama alta”, temos também um corpo de alumínio de grande qualidade, bem como um vidro Gorilla Glass 5 a proteger tanto a frente como a traseira do aparelho.
Dito tudo isto, apesar das margens significativas à volta do ecrã AMOLED, temos um painel muito interessante ao ser capaz de oferecer uma resolução FHD+ (1080 x 2340), bem como a capacidade de ir até aos 120Hz. O brilho máximo é de 1500nits. Isto é importante, porque temos muitos aparelhos mais caros que o S23 FE ainda “presos” aos 60Hz, como é o caso do iPhone 15.
De forma muito resumida, apesar de ser lançado como uma versão mais amiga da carteira relativamente a toda a restante gama Galaxy S23, o S23 FE sente-se como um topo de gama sólido e a sério.
Performance
O maior compromisso do Galaxy S23 FE face à restante gama Galaxy S23 está no SoC, com a Samsung a decidir implementar um Exynos 2200 em vez do mais recente, poderoso e eficiente Snapdragon 8 Gen2 que entretanto deu vida à grande maioria dos aparelhos topo de gama do mundo Android em 2023.
Ainda se lembra do Exynos 2200? Este é o processador que serviu de base à gama de smartphones Galaxy S22 de 2022, sendo na altura imensamente criticado pelo facto de não conseguir oferecer um nível de performance consistente e por isso apetecível face aos restantes topo de gama Android dentro da mesma geração.
Verdade seja dita, o Exynos 2200 até conseguia ter picos de performance incríveis, mas as suas temperaturas exageradas acabavam (quase semrpe) por ter um impacto na experiência de utilização, e infelizmente também na autonomia da bateria.
Porém, com o Galaxy S23 FE, a grande maioria dos problemas parecem ter sido resolvidos! O que muito se deve a melhorias nas linhas de produção, mas também à aposta da Samsung num sistema de refrigeração mais robusto, e por isso mais capaz de controlar o “mau-feitio” do Exynos 2200.
Isto significa que pode olhar para o Galaxy S23 FE como um smartphone capaz de lutar entre os restantes aparelhos topo de gama do mundo Android. Isto ao ser capaz de oferecer muito multitasking, e até boa performance nos jogos mais exigentes do mundo Android.
Porém, numa altura em que o Galaxy S23 já se encontra tão barato… Por vezes até mais barato que este FE se souber procurar, vou sempre preferir o modelo base da gama Galaxy S de 2023 em vez deste novo modelo FE.
Câmaras
Temos três câmaras na traseira do Galaxy S23 FE, uma principal de 50MP com estabilização ótica de imagem, que conta por sua vez com o apoio de dois outros sensores (12MP ultrawide e 8MP telefoto).
O design traseiro deste smartphone é assim exatamente o mesmo que já podemos encontrar na gama Galaxy S23. Mas isto não é de todo algo negativo! É um aspeto limpo, simples, e funcional!
Quanto à performance deste módulo traseiro, é o normal de qualquer topo de gama Samsung que não seja Ultra! Com muito contraste e cores profundas! É uma experiência mais simples, mas ainda assim incrível.
Vai assim conseguir fazer capturas de cortar a respiração sem grandes edições ou preocupações à mistura. A Samsung faz sempre um trabalho extremamente interessante nestes smartphones, ao conseguir levar o seu hardware mais antigo à máximo das suas capacidades.
Quer alguns exemplos?
Bateria
A autonomia da bateria é decente, sendo possível chegar a 10 horas com o ecrã ligado, ou seja… O suficiente para 1 dia de utilização normal ou exigente. É um telemóvel para carregar todos os dias.
Felizmente, temos carregamento sem fios (15W) e carregamento rápido de 25W. Isto significa um carregamento dos 0% aos 100% em pouco mais de 90min. Porém, não vai encontrar um carregador na caixa.
Conclusão
Se o Galaxy S23 FE tivesse chegado ao mercado na altura em que a Samsung decidiu lançar os seus mais recentes dobráveis Galaxy Z, a coisa tinha tudo para correr bem! Agora… Assim… A chegar em Dezembro, com um preço (na minha opinião) demasiado alto, com toda a nova geração Android prestes a chegar às prateleiras… É um smartphone que não consigo recomendar!
Não é que seja mau, porque o Galaxy S23 FE é um smartphone incrível, digno de pertencer na gama Galaxy S23. Mas… Devia ter chegado mais cedo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!