Não foi assim há tanto tempo que a gama Galaxy S consistia em ‘apenas‘ dois aparelhos, o modelo dito ‘normal‘, e claro, o modelo ‘Plus‘. Entretanto, com o passar do tempo, evolução do mercado, e aumento da rivalidade no mundo Android, as coisas deixaram de ser assim, existindo agora um modelo extra denominado de ‘Ultra‘, que em 2022, irá ser o Galaxy S22 Ultra.
Um aparelho, que por sua vez, se tenta distanciar dos restantes modelos da gama, posicionando-se como a escolha mais premium e mais potente dentro daquilo que a Samsung tem para oferecer… Bem, na verdade, que o mercado tem para oferecer.
De forma bem curiosa, até podemos chegar ao ponto de dizer que o S22 Ultra vai muito provavelmente ser a bandeira do mundo Android nos próximos meses. No entanto, isto não significa que o modelo ‘Plus’ seja mau. Aliás, na minha mais honesta opinião, o novo S22+ é um dos melhores smartphones que a Samsung lançou, com muito para dar, quer seja um entusiasta, ou um utilizador mais casual.
- LINK
(Mini Review) Galaxy S22+: Topo de gama à sua maneira… Que impressiona!
Longe vão os tempos em que a gama Galaxy S se dividida em ‘apenas’ dois aparelhos. O Galaxy S ‘Normal’ e o modelo ‘Plus’. Hoje em dia, os olhos recaem sempre no modelo ‘Ultra’, capaz de atirar para cima da mesa tudo aquilo que a Samsung tem de bom para oferecer no campo tecnológico.
Contudo, se não tem mão (o smartphone é gigante!), ou carteira para o S22 Ultra, vai ficar inegavelmente bem servido com o S22 ou S22+. Aliás, temos um S22+ em review neste preciso momento, e é um dos aparelhos que mais me impressionou até agora, ao conseguir conciliar um design bem conseguido, com claro, a qualidade de construção própria da Samsung.
Não é um S22 Ultra, mas também não tem de o ser, é um topo de gama à sua própria maneira.
Especificações Técnicas:
- Ecrã: S22: 6.1” // S22+: 6.6” FHD+, Dynamic AMOLED 2X, 10~120Hz, Vision Booster, Eye Comfort
- Processador: Samsung Exynos 2200 (4nm)
- Memória: 8 + 256GB ou 8 + 128GB
- Câmeras: 12MP Ultra Grande Angular + 50 MP Grande Angular + 10MP Teleobjetiva + 10MP Teleobjetiva // Câmera Frontal: 40MP
- Bateria: S22: 3700mAh (Carregamento rápido de 25W + Carregamento Rápido Sem Fios de 15W) // S22+: 4500mAh (Carregamento Rápido de 45W + Carregamento Rápido Sem Fios de 15W)
- Dimensões e Peso: S22: 70.6 x 146.0 x 7.6mm, 168g // S22+: 75.8 x 157.4 x 7.6mm, 196g. (Ambos IP68)
Design, Ecrã e Performance
Antes de mais nada, como já deve ter percebido, a verdade é que o design, no geral, pouco mudou relativamente ao ano passado, ou até relativamente ao S21 FE lançado há pouco mais de um mês. Ainda assim, temos aqui alguns toques e afinações, que merecem ser salientadas, e são capaz de transformar um bom telemóvel (S21), em algo capaz de ir mais além (S22).
Dito tudo isto, o tamanho do ecrã é agora de 6.6”, ou seja, um pouco mais reduzido face aos 6.7” do ano passado, mas como as margens são agora extremamente finas, naquilo que parece ser o primeiro smartphone Android sem um ‘queixo’, é um formato que fica muito bem na mão. Especialmente porque a moldura de alumínio mudou um pouco de formato, não sendo extremamente arredondada, nem retangular, sendo um misto entre aquilo que a Samsung sempre ofereceu, e aquilo que a Apple oferece nas gamas iPhone 12 e iPhone 13.
Em suma, é um telemóvel bonito, capaz de passar um feeling ‘premium’ assim que lhe toca. Especialmente quando começa a consumir conteúdo multimédia neste ecrã largo e ‘gordo’.
Ver séries, filmes, ou jogar, é um must neste menino.
A resolução chega “apenas” a FHD+, e a tecnologia não é exatamente a mesma que podemos ver no S22 Ultra, visto que em vez de 1~120Hz, o S22+ fica pelos 10~120Hz. Mas para dizer a verdade, no final do dia, as diferenças são irrisórias, e por isso mesmo, com um S22+ na mão, vai gozar de todo a qualidade de imagem Samsung, que a marca nos tem habituado nas suas gamas mais altas.
Ao nível do desempenho, preciso de mais horas para perceber o que o Exynos 2200 vale. Mas não sinto que isto vá ser um problema, até porque no ano passado, o desempenho também já não era um problema na gama Galaxy S.
Câmeras
Neste campo, a Samsung prefere sempre reservar o seu sensor de 108MP para a versão Ultra de cada gama de smartphones. O que claro está, volta a acontecer na gama de smartphones Galaxy S22.
No entanto, em 2022, temos algumas novidades no S22 e S22+, visto que temos agora sensores maiores, e por isso, capazes de surpreender. Ainda não tive grandes oportunidades de tirar fotos a grandes paisagens, e assim perceber até onde vai o potencial da nova aposta da Samsung. Mas deixo já alguns exemplos que permitem tirar algumas conclusões.
Conclusão e Disponibilidade
Em suma, acho que a Samsung tem aparelhos muito interessantes abaixo do S22 Ultra. Especialmente a versão Plus do Galaxy S22. É um aparelho que passa uma imagem de aparelho robusto, potente, e até agressivo, nomeadamente na versão preta que temos em teste.
Não vejo nenhum ponto fraco neste aparelho, a não ser talvez o seu preço. Por falar em preço, as pré-vendas começam hoje (9 de Fevereiro) para os Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22+, chegando posteriormente às prateleiras no dia 11 de Março nos seguintes modelos:
- Galaxy S22/22+: Phantom Black, Phantom White, Green, and Pink Gold nas versões de 128GB e 256GB com 8GB RAM
Preço: Os equipamentos Samsung Galaxy S22 estarão disponíveis com um preço recomendado de venda ao público a partir de 879,99€. Já o Samsung Galaxy S22+ começa nos 1079.99€.
Para mais informações sobre o Galaxy S22 e S22+, visite por favor: https://samsung.com/pt/smartphones/galaxy-s22/
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!