Millenium Bug (Y2K): Ainda se lembra do pânico?

Já foi há mais de 20 anos, mas é provável que ainda se lembre do afamado Y2K, ou “Millenium Bug“, que basicamente era um erro que acontecia entre a meia noite do dia 31 de Dezembro de 1999 e o início do dia 1 de Janeiro de 2000.

Foi um ‘bug’ que foi noticiado quase como se fosse o fim do mundo! Mas sabe o que o Y2K realmente fazia? O que poderia causar a uma máquina computacional na altura?

Millenium Bug (Y2K): Ainda se lembra do pânico em 1999?

Millenium Bug

Legenda da imagem: Loucura do Y2K! Apocalipse! Será que os computadores vão derreter?

Portanto, este bug foi aclamado pela imprensa com um alarmismo nunca antes visto, e claro, acabou por dar origem a várias teorias da conspiração. Teorias que claro está, no fim nunca deram em nada. Aliás, todo o alarmismo foi no fundo uma “montanha que pariu um rato”, visto que os danos foram bastante modestos.

Mas vamos ao que interessa… O bug baseava-se no facto de que para representar datas, tendo em conta o limitado de memória da altura, os programadores utilizavam dois números decimais, entre 00 e 99. Ou seja, o sistema funcionava perfeitamente bem ao indicar os anos 1900~1999, mas ninguém sabia muito bem o que poderia acontecer quando a coisa chegasse ao 2000.

Em suma, o problema estava nas datas, devido ao formato COBOL apenas ter dois caracteres para o ano. Curiosamente, o ‘bug’ foi descoberto em 1987, quando a gigante Boeing tentou fazer encomendas para o ano 2000.

Assim, na altura, tivemos muito boa gente a falar de crashes de todos os sistemas informáticos, e até algumas pessoas com medo de explosões dentro de sua casa. Mas na verdade, o máximo que aconteceu foi a data dar a volta para o dia 1 de Janeiro de 1900, o que por sua vez resultou em alguns sistemas de pagamentos a deixar de funcionar temporariamente, bem como alguns erros em sistemas de calendarização e agendamento de vários serviços públicos. Na verdade, foi um bug que apenas afetou grandes organizações.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Beelink GTR: Um novo mini PC muito interessante (Ryzen 7!)

Beelink GTR: Quer um computador, mas não precisa de "força bruta", nem quer ocupar muito espaço? Então... Porque não um mini PC? Afinal de contas,...

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!