Microsoft PC Manager: esta aplicação deixa o seu PC mais rápido!

A Microsoft nunca foi fã de ferramentas de limpeza de PC de terceiros, como o CCleaner, e estava a testar a sua versão de um software semelhante. Tal como foi detectado pela primeira vez pelo site Windows Latest, a aplicação PC Manager está agora amplamente disponível para mais regiões e utilizadores através da Microsoft Store após o seu lançamento em janeiro de 2024. Logo à partida o Microsoft PC Manager é uma aplicação interessante até porque deixa o seu PC mais rápido!

Microsoft PC Manager: esta aplicação deixa o seu PC mais rápido!

A aplicação Microsoft PC Manager é uma criação da divisão Microsoft China, o que não foi uma surpresa porque a primeira versão estava disponível em mandarim, e o site também estava no mesmo idioma. Mas agora, está disponível noutras regiões através da Microsoft Store, e pode utilizá-la tanto no Windows 10 como no 11.

As ferramentas de limpeza de PC de terceiros ainda não receberam qualquer apreciação da Microsoft. Até as rotulou como prejudiciais porque podem eliminar acidentalmente ficheiros de registo cruciais em nome da limpeza de lixo. Chegou mesmo a classificar o CCleaner como um programa potencialmente indesejado (PPI) em 2020. Ironicamente, o CCleaner ainda está disponível na Microsoft Store.

O Microsoft PC Manager combina o poder das ferramentas incorporadas no Windows e introduz mais algumas para o tornar num pacote completo. A versão mais recente inclui uma barra de ferramentas flutuante, à qual pode aceder instantaneamente para melhorar o seu PC ou lançar outras ferramentas.

Eis algumas ferramentas e o que fazem:

PC Boost: Fecha processos desnecessários e elimina o ficheiro temporário do seu PC. Existe também uma opção Smart Boost, que fica ativa quando a utilização da RAM aumenta ou os ficheiros temporários ultrapassam 1 GB.

Limpeza profunda: Detecta ficheiros antigos de actualizações do Windows, conteúdos da reciclagem, cache da Web e cache de aplicações. Pode selecionar o que pretende remover ou manter.

Processo: Uma vista na aplicação de todos os processos em execução no seu PC. Pode terminar qualquer processo dentro da aplicação em vez de abrir o Gestor de Tarefas.

Arranque: Pode gerir todas as aplicações que são iniciadas no arranque. À semelhança da funcionalidade Processo, reduziu o esforço de utilização do Gestor de Tarefas para o fazer.

Ficheiros grandes: Encontre facilmente todos os ficheiros grandes em qualquer unidade sem ter de percorrer manualmente o Explorador de Ficheiros.

Outras ferramentas

Da mesma forma, existem algumas outras ferramentas como o Taskabr Repair para o restaurar para o seu estado original e o Restore default apps para reverter todas as preferências predefinidas das aplicações. No entanto, as sugestões obrigam-no a utilizar aplicações da Microsoft como o Edge.

O Microsoft PC Manager é de utilização gratuita. Entretanto pode-se integrar no tema do sistema e tem muitas ferramentas úteis que não apagam os seus ficheiros de sistema. Não vemos qualquer mal em utilizá-lo, especialmente quando o CCleaner ganhou uma má reputação no passado e a sua versão gratuita não tem todas as suas funcionalidades.

Está disponível aqui na Microsoft Store.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.