É verdade que a maioria das pessoas utiliza antivírus feitos por vários fabricantes que não a Microsoft. No entanto, o Defender é suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Não só tem a vantagem de estar totalmente integrado no sistema operativo, já que é feito pela Microsoft, como não causa qualquer problema à experiência de utilização. De facto, a gigante de Redmond está tão confiante no produto que desenvolveu que até vai levar a sua aplicação para outras plataformas. Para alguns analistas esta novidade da Microsoft isto pode ser o princípio do fim para as soluções antivírus de outras empresas mas será mesmo assim?
Microsoft pode ter iniciado o fim dos outros antivírus! E agora?
O novo projeto da Microsoft chama-se Gibraltar e na prática será um antivírus totalmente grátis, o Microsoft Defender, que funciona no Windows 11, Android, iOS e MacOS. Lembro que os utilizadores não Windows já têm direito ao Microsoft Defender mas está limitado aos utilizadores empresariais. No entanto, o Microsoft Defender Gibraltar vai estar disponível para todos.
Ainda não há muito mais informações disponíveis mas esta novidade está a causar reboliço no mundo dos antivírus. Sobretudo quando um leak ligado à Microsoft Store mostrou uma disponibilidade para todas as plataformas. Ou seja, Android, iOS e Mac.
A propósito disto a Microsoft explicou que o Defender garante paz de espírito aos utilizadores e que através de uma consola central podemos ver o estado de segurança de todos os dispositivos. Na prática a Microsoft está a dar uma versão de qualidade empresarial para todos os utilizadores domésticos.
A nova app está a ser escrita do zero e parece que a versão para o Windows 11 utiliza componentes web.
A propósito disto o site Windows Latest já realizou alguns testes e descobriu que esta solução de segurança para Windows, Android ou macOS facilita e muito a administração de todos os equipamentos que temos. De facto, num único local vemos logo se há algum problema crítico.
Não se sabe ainda quando chega mas acredita-se que seja disponiiblizado nos próximos meses.
Será isto o princípio do fim dos outros antívirus?
Não concordo com quem afirma que sim. É verdade que por um lado temos acesso a uma solução multi-plataforma sem pagar um tostão. No entanto, por outro, acabamos por ter sempre uma solução de segurança mais limitada face a outras mais poderosas que existem no mercado. Acredito que de algum modo possa agitar as coisas, mas considero que as outras soluções nunca vão deixar de existir.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!