Micron abandonou a memória 3D XPoint. Vai vender fábrica

Caso não saiba, a Micron e Intel começaram o desenvolvimento da tecnologia que mais tarde deu origem à memória 3D XPoint no distante ano de 2012. Aliás, a gama de produtos Intel Optane que chegou ao mercado em 2015, era e continua a ser baseada neste mesmo tipo de memória.

Curiosamente, na altura, a Micron estimou que estes chips iriam ser vendidos a metade do preço da memória DRAM. Isto ao mesmo tempo que seriam 5x mais caros relativamente à memória NAND Flash. Apostando forte e feio na memória, ao montar uma fábrica em Lehi no Utah.

A ideia por detrás de tudo isto, era criar um novo tipo de memória! Com o grande potencial de ser o futuro do mercado. Mas contando apenas com a Intel como vendedora principal, o projeto acabou por correr mal.

Afinal de contas, apesar do potencial da tecnologia, os preços altos, e aplicações limitadas da memória… Acabou por limitar seriamente a sua adoção no mercado.



Micron abandonou a memória 3D XPoint. Vai vender fábrica

Intel, Optane

Portanto, a Micron, muito provavelmente arrependida de todo o investimento feito até aqui, anda a ‘dissolver’ a parceria com a Intel. Aliás, o programa de desenvolvimento da memória 3D XPoint chegou ao fim em 2019, com a Micron a optar por comprar a parte da Intel, e posteriormente fazer um acordo com a gigante azul para a venda de wafers.

No entanto, as encomendas da Intel foram sempre extremamente reduzidas, e por isso, a fábrica é apenas e só um ‘sorvedor’ de dinheiro para a gigante da memória. Devido a tudo isto, a Micron decidiu avançar para a venda da fábrica, com vários interessados já em negociações. (Curiosamente, parece que a Intel está no lote!)

O que vai acontecer à memória 3D XPoint? Ainda não sabemos, mas uma mudança de rumo seria importante.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados