Já sabemos o que vale a nova memória RAM DDR5!

Caso não saiba, a velhinha memória RAM DDR4 tem os seus dias contados como o standard do mundo dos computadores… Afinal de contas, a RAM DDR5 vai chegar às prateleiras ainda em 2021 (esperemos!), com a AMD e a Intel a lançarem novas plataformas com suporte a esta e outras novidades (como o PCIe 5.0!).

Mas faz ideia do que vai mudar em termos de performance?



Já sabemos o que vale a nova memória RAM DDR5!

nova memória RAM

Portanto, durante o dia de ontem, chegaram à Internet os primeiros benchmarks relativos a dois módulos de memória RAM DDR5-4800 a funcionar a 1.1V com uma latência CAS de 40. (Um módulos de 16GB e outro de 32GB)

Curiosamente, além do bench, temos também uma comparação com um módulo DDR4-3200. Tem ideia da diferença? Pois bem, no AIDA64, a memória DDR5 foi 39% mais rápido na leitura, 36% mais rápido na escrita, e finalmente, 12% mais rápido nos testes de cópia de dados. Contudo, também demonstrou ter o dobro da latência relativamente ao kit DDR4-3200.

Entretanto, no teste Ludashi Master Lu, a memória DDR5 conseguiu mais de 190 mil pontos, enquanto a memória RAM DDR4 ficou pelos 92 mil pontos. Um resultado incrível, que vai ser facilmente ultrapassado por kits de memória DDR5 ainda mais rápidos, como o DDR5-6400.

No meio de tudo isto, também é preciso salientar que uma das vantagens da memória RAM DDR5 é a sua eficiência, e maior densidade por chip. (Vai ser muito normal ter PCs com 32GB de RAM, em vez de ‘apenas’ 16GB)

Memória DDR5 no mercado? Quando?

Por enquanto, é esperado que os primeiros kits cheguem às prateleiras ainda em 2021, para dar vida às plataformas baseados nos processadores Intel Core 12000 e AMD Ryzen 6000. No entanto, com a crise atual no mundo da produção de semicondutores, é possível que a coisa seja adiada para o início de 2022.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também