Mercado de smartphones em queda! (À exceção da Samsung e Huawei)

A onda de estagnação contínua em crescente no mundo dos smartphones, com apenas 3 fabricantes do Top 5 a ver algum crescimento. Estamos portanto a falar da Samsung, Xiaomi e surpreendentemente… Da Huawei!

Portanto, a Gartner lançou finalmente o seu estudo de mercado referente ao segundo trimestre do ano (Q2 2019), que por sua vez não parece trazer grandes notícias para o mercado de smartphones. Afinal de contas, o número de aparelhos enviados para as prateleiras desceu 1.7% em comparação ao mesmo período do ano passado. (374 milhões -> 367 milhões.)

O mercado de smartphones contínua em queda! E agora?

smartphones

Como já deve saber, o grande problema no meio disto tudo, é que os consumidores não querem (ou não podem) trocar de smartphone todos os anos.

Aliás, um estudo bastante recente mostra que a maioria das pessoas espera entre 3 a 5 anos. (E mesmo quando muda, muitas das vezes olha para a gama média, em vez da gama ‘Premium’ onde os smartphones ultrapassam os 1000€.)

Ainda assim, a Samsung conseguiu manter a sua posição no topo da tabela! Com um crescimento bastante interessante de 3 milhões (ano-após-ano). Mas talvez mais interessante que o caso da Sul Coreana, é mesmo o caso da sua rival Chinesa Huawei, que apesar de figurar na Entity List de Donald Trump, contínua a mostrar um crescimento significativo no mercado.

De forma bem curiosa, a Samsung e Huawei conseguiram crescer, contendo em si um terço da quota de mercado global

mercado smartphones

Ainda assim, é preciso dizer que o sucesso da Huawei se deve em muito à sua performance no seu próprio país. Visto que a popularidade dos seus aparelhos cresceu 31% na China, depois de todos os problemas com o governo Norte Americano. (58% de todas as vendas da Huawei, foram feitas na China)

A Apple contínua em queda

Enquanto a Samsung e Huawei crescem, a Apple contínua em queda, conseguindo meter no mercado apenas 38.5 milhões de iPhones. Uma queda de 13.8% se tivermos em conta que no ano passado tinha conseguido 44 milhões.

O que claro está, significa que a Samsung foi capaz de vender quase o dobro de aparelhos no último trimestre.

A tendência é para piorar

Segundo a firma de estudo de mercado, as vendas de smartphones vão continuar a cair até ao fim de 2019. Com um total de 1.5 mil milhões de aparelhos vendidos. (1.55 mil milhões em 2018).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário