Mercado chinês de smartphones subiu mas depois desceu

O mercado global e chinês de smartphones sofreu uma diminuição nos últimos meses devido à pandemia do COVID-19. Isto não é segredo para ninguém. Dito isto, a Academia de Tecnologia da Informação e Comunicações da China divulgou recentemente os valores das vendas relativas ao mês de maio. Segundo esta organização, o mercado chinês de telefones caiu 11,8% ano após ano no mês passado. Ainda assim há alguns pormenores interessantes.

Mercado chinês de smartphones subiu mas depois desceu

É algo inesperado ver o mercado de smartphones na China a cair em maio, quando até recuperou em abril, com um aumento de 14,2% nos envios para distribuição. De facto, seria de esperar uma recuperação, embora não tenha sido isso que aconteceu.

Os fabricantes de smartphones enviaram um total de 33,8 milhões de unidades em maio de 2020 na China. Considerando que, de janeiro a maio, eles enviaram 124 milhões smartphones, temos uma queda de 18% no comparativo anual.

mercado chinês smartphones

No total, 32 novos modelos foram lançados no mês passado, 22% menos que no ano passado no mesmo período. Aqui foi mesmo obra do COVID-19. Além disso, o lançamento de novos modelos diminuiu 18,8% ano após ano no geral nos últimos cinco meses, com apenas 169 SKUs.

Entretanto os envios de smartphones caíram 10,4% em maio. Um valor final que se traduz em 32,66 milhões de unidades.

Os smartphones 5G foram responsáveis por metade dos novos lançamentos em maio, com 16 modelos no total. As empresas enviaram 15,64 milhões de equipamentos 5G no mês passado, cobrindo 46,3% do total de remessas de smartphones em maio. A China está de facto a viver a febre do 5G.

Durante os últimos 5 meses, a China testemunhou o lançamento de 81 equipamentos 5G que totalizam 46,08 milhões de unidades. Este é o único segmento em que o país reportou progressos.

Por último, mas não menos importante, as marcas chinesas de smartphones dominaram o mercado com 91,7% de participação de mercado em maio e 90% nos últimos 5 meses.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!