Memória UFS 4.0 a caminho! Revolução nos smartphones?

Sempre que é lançado um novo smartphone topo de gama, temos de meter a “lenga-lenga” do “novo aparelho equipado com memória LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1!”, ou seja, basicamente dizer que o telemóvel tem a memória mais rápida do mercado.

Pois é meus amigos, pelo menos parte desta frase vai mudar em 2023. Afinal de contas, a Samsung já tem a sua memória UFS 4.0 pronta para ser posta de baixo dos holofotes!

Memória UFS 4.0 a caminho! Revolução nos smartphones?

ufs, samsung

Portanto, a chegada da memória UFS 4.0 nem é grande novidade para o mundo dos smartphones, visto que a Samsung a anunciou originalmente em Maio deste ano. Mas, agora que estamos a terminar a segunda vaga de lançamentos para 2022, é que nos começamos a aperceber da revolução que está à nossa porta.

A memória UFS 4.0 vai fazer parte de muitos topo de gama de 2023, onde claro está, temos de incluis os novos Galaxy S23, nomeadamente o novo Galaxy S23 Ultra, que na Europa, vai finalmente ser baseado no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, em vez de um novo SoC Exynos.

Quem fala do S23 Ultra também fala dos novos Xiaomi 13, Oppo Find 6, Vivo X90, e até do iPhone 15, pelo menos os modelos Pro. Vamos ter muitos topo de gama a abraçar o novo standard em 2023.

Qual é a diferença de performance?

A memória UFS 4.0 é mais rápida, ao mesmo tempo que também é mais eficiente. Mais concretamente, a memória UFS 4.0 duplica a largura de banda da atual UFS 3.1. Ou seja, vamos ter velocidades de leitura e escrita de 4200 MB/s e 2800 MB/s! (Antes andávamos nos 2100 MB/s e 1200 MB/s).

Adicionalmente, por cada linha de comunicação, temos uma capacidade máxima de 23.2 Gbps. Mais uma vez, o dobro daquilo que encontramos no atual padrão UFS 3.1. Não nos podemos também esquecer de um potencial aumento de capacidade. Ou seja, enquanto a grande maioria dos smartphones premium chegam às prateleiras com 512GB, podem começar a chegar com pelo menos 1TB.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.