Memória RAM DDR5 – Intel e AMD vão ter suporte em 2020?

As principais fabricantes de chips DRAM já anunciaram que vão apostar forte e feio no novo standard DDR5. Aliás, a gigante Samsung até já avisou que os seus primeiros chips vão chegar em 2021 quer queiram quer não, quer estejam preparados ou não.

No entanto, a Samsung nem sequer é a fabricante mais avançada neste campo, visto que a SK Hynix e Micron já estão em fase de amostragem, e até já enviaram algumas amostras dos seus produtos às principais fabricantes de módulos de memória do mercado, como a G.Skill, Corsair, etc…



Mas tudo isto levanta uma questão, será que a Intel e AMD têm vontade de adicionar suporte à nova memória DDR5? Infelizmente, parece que não!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, parece que tanto a equipa vermelha como a equipa azul não têm grande vontade de apostar no DDR5 no imediato, visto estarem a adiar a implementação da tecnologia para um futuro ainda um bocadinho longínquo. Ao fim ao cabo, segundo o atual planeamento das duas gigantes da indústria, não me parece que este suporte chegue em 2020 ou 2021. O mais tardar, deverá ser 2022.

Ou seja, se ficou com calores ao saber que a memória DDR5 estava a caminho, a pensar no dinheiro que teria de gastar para atualizar a sua máquina… Pode respirar de alívio! As duas responsáveis pelo suporte à nova memória, estão muito contentes com a performance dos atuais chips DDR4.

Assim, apesar da Samsung ter clarificado que a memória DDR5 chega em 2021, e de até já sabermos muita coisa acerca da performance esperada. A chegada desta tecnologia ainda está um pouco longe de ser uma realidade. Algo que ganha ainda mais força, quando ficamos a saber que foram enviados para o mercado cerca de um milhão de módulos RAM DDR4 D1X.

A memória RAM DDR5 ainda está longe, mas os benefícios são evidentes! Tanto para o utilizador como para as fabricantes!

Afinal de contas, a nova RAM irá beneficiar dos muitos avanços graças às linhas de produção EUV (Extreme Ultraviolet). Caso não saiba, esta técnica de produção oferece um processo mais rápido, bem como menos defeitos nos produtos finais. Em suma, oferece uma vantagem clara em relação às atuais técnicas de produção, e é por isso que a Samsung quer apostar no DDR5 o quanto antes… Para aumentar as margens de lucros, que estão muito abaixo do esperado na atual tecnologia DDR4.

Em suma, com um processo de produção mais simples, curto e com menos defeitos… A RAM DDR5 tem uma vantagem enorme em relação à atual tecnologia no mercado. Além disso, vamos ter o dobro da largura de banda, bem como um aumento muito significativo na eficiência energética.

Ainda assim, apesar de tudo isto ser muito bom, a AMD só deverá suportar o novo standard com os Ryzen 5000 (2022?), enquanto ainda não existem planos claros por parte da Intel, que ainda se encontra numa autêntica confusão graças ao seu processo de 10nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário