Como deve saber, a muito recentemente lançada memória RAM DDR5, é tudo menos amiga da carteira. O que é um bocado chato, mas a verdade é que no mundo da tecnologia, é mesmo assim que as coisas funcionam… Os novos standards começam caros, e à medida que se vão implementando nos aparelhos do nosso dia-a-dia, vão começando a ser mais e mais baratos.
No entanto, antes de começar o seu ciclo, rumo ao grande objetivo de ficar mais barata, a memória RAM DDR5 vai ficar ainda mais cara. Porquê? Bem… A culpa é da crise de produção!
Memória DDR5 mal chegou… Chegou cara, e já está com dificuldades na manutenção do preço!
Portanto, a memória RAM DDR5 vai ficar ainda mais cara do que aquilo que já vimos, e que seria de esperar nesta início de ciclo de vida. Ao fim ao cabo, apesar de, até agora, o mundo da memória RAM ter escapado, em grande parte, à crise de produção… Tudo indica que a coisa vai começar a mudar no fim de 2021.
Isto porque, a produção dos atuais módulos não é feita com os nós mais avançados da indústria, nomeadamente o antigo processo de 14nm, que a Intel e a AMD utilizaram durante tanto tempo.
Um nó, que claro está, começa a ficar bastante saturado, com mais e mais encomendas, espalhadas um pouco por todas as grandes fabricantes de semicondutores do planeta. Além disto, como se não fosse suficiente, o novo standard também está a sofrer com a escassez de chips PMIC (Power Management Integrated Circuit), que claro, a RAM DDR5 traz integrada no DIMM.
Um pequeno componente, que é 10x mais caro relativamente ao que poderíamos encontrar na ‘antiga’ memória RAM DDR4. Uma ‘pequena’ diferença, que vai resultar num aumento bastante significativo do preço dos módulos capazes de chegar às prateleiras.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!