Como melhorar o desempenho do Google Chrome no Android

Uma experiência de navegação lenta no seu smartphone pode dar origem a muitos problemas. É irritante quando quer pesquisar urgentemente algo na Google e o Chrome começa a ficar lento. Isto torna-se ainda pior quando há uma emergência. No entanto a boa notícia é que é possível melhorar o desempenho do Google Chrome no Android.

Como melhorar o desempenho do Google Chrome no Android

Livre-se dos separadores abertos

A primeira sugestão é a mais óbvia e importante. Isto porque fechar separadores ajuda a poupar muitos recursos. Os separadores são instâncias do Chrome. Quanto mais separadores abrir, mais recursos serão utilizados. Por isso, é aconselhável que abra separadores adicionais apenas quando necessário e que os feche após cada utilização.

Os separadores abertos também levam a problemas de gestão. É difícil encontrar uma página Web que tenha aberto anteriormente a partir de 50 separadores. Em vez disso, é preferível criar marcadores para as páginas que visita frequentemente e fechar os separadores quando terminar de trabalhar.

Utilize a versão mais recente do Google Chrome

A utilização de uma versão desatualizada do Google Chrome também pode causar atrasos na aplicação. Isto acontece porque as versões anteriores da aplicação podem ter bugs e outros problemas de desempenho, que devem ter sido corrigidos na versão mais recente pelos programadores.

A atualização do Google Chrome no Android também é importante do ponto de vista da segurança, uma vez que as versões mais antigas do software contêm vulnerabilidades não corrigidas. É por isso que é crucial utilizar a versão mais recente de todas as aplicações no seu smartphone Android.

Para atualizar o Google Chrome, inicie a Google Play Store e procure por “Google Chrome”. Toque no botão Atualizar para começar a transferir a atualização mais recente.

Ative os downloads paralelos no Chrome

Se costuma descarregar ficheiros da Internet com regularidade, então melhores velocidades de descarregamento no Chrome serão certamente do seu interesse. Se for esse o caso, a transferência paralela é o que está à procura.

Por predefinição, o Google Chrome transfere um ficheiro estabelecendo uma única ligação com o servidor remoto. A transferência paralela aumenta a velocidade de transferência estabelecendo várias ligações com o servidor e transferindo o ficheiro em partes.

Para ativar as transferências paralelas no Google Chrome no Android, escreva chrome://flags na barra de URL e prima Enter. Procure “parallel” e defina a opção Descarregamento paralelo como Ativado. Poderá ter de reiniciar o Google Chrome para que as alterações tenham efeito.

Ative o pré-carregamento de páginas

O Google Chrome pode pré-carregar ativos e recursos para páginas Web que pensa que poderá visitar mais tarde. Isto poupa tempo ao solicitar recursos antes de visitar efetivamente uma página Web e, quando o fizer, alguma parte da página Web já estará carregada.

Crie e utilize atalhos para a página inicial

Quando pretende abrir um site, inicia o Chrome e escreve o URL. Não é um grande problema se quase não utiliza o Google Chrome. Mas pode tornar-se rapidamente incómodo se precisar de abrir determinados Web sites várias vezes por dia. A melhor forma de o fazer é criar atalhos de página inicial para essas páginas Web. Estes atalhos aparecem como ícones de aplicações na página inicial do seu dispositivo e podem ser removidos ou reposicionados, de acordo com as suas preferências.

Tocar num ícone na sua página inicial é mais rápido do que esperar que o Google Chrome abra primeiro, depois digitar o URL e premir Enter. Isto pode poupar-lhe alguns segundos sempre que abrir o Web site, o que pode não parecer substancial à primeira vista, mas vale a pena configurar a longo prazo.

Embora o Google Chrome ofereça uma experiência de navegação rápida e sem falhas logo à partida, o seu desempenho depende muito dos limites do hardware do seu dispositivo. Um smartphone com menos RAM e um processador antigo terá dificuldade em executar a versão mais recente do Google Chrome, ao passo que um telemóvel topo de gama consegue lidar facilmente com a carga, independentemente do número de separadores ou aplicações que tenha aberto.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.