Placas Gráficas: AMD em dificuldades? Aposta em Setembro!

Não é novidade para ninguém que o mundo das placas gráficas está a passar por tremendas dificuldades, na verdade por opção das próprias fabricantes de GPUs. Afinal de contas, como assinalámos aqui, estamos a entrar em uma das melhores alturas de sempre para montar um PC completamente novo, tal é o nível de “saldos” em todos os componentes que dão vida a este tipo de máquina, à exceção… claro… da placa gráfica.

Mas, mesmo sendo por opção, a realidade é que as parceiras da AMD e NVIDIA já não estão a achar muita piada à quantidade de stock, e consequência disso, dinheiro empatado. As coisas vão mudar, e ao que tudo indica, a AMD vai ser a primeira a fazer alguma coisa.

Placas Gráficas: AMD em dificuldades? Aposta em Setembro

radeon, rx, amd

Portanto, como deve saber, a AMD apenas lançou placas gráficas topo de gama (7900 XTX e 7900 XT) no início desta geração, em 2022. Posteriormente, quando a NVIDIA entrou nas gamas mais baixas, lançou uma única placa gráfica de entrada de gama (RX 7600). Por alguma razão, a gigante dos processadores e placas gráficas decidiu começar pela gama alta, e depois saltar para a gama mais baixa.

Porém, isso não significa que não existam placas gráficas intermédias! Elas estão finalmente a caminho para preencher o fosso!

produtos de limpeza domésticos PC, pc, gaming, produtos de limpeza domésticos PC

A AMD vai aproveitar o estado atual do mercado para lançar placas gráficas realmente interessantes para os jogadores. Abram alas para as RX 7800 e RX 7700! Placas gráficas que deverão aparecer pela primeira vez na Gamescom de Agosto, e chegam ao mercado logo a seguir.

Ao que tudo indica, vai ser um novo GPU MCM a dar vida a estas placas gráficas, desta vez na forma do Navi 32, em vez do Navi 31 que serve e base às atuais ofertas topo de gama da AMD.

Quanto ao nível de performance, ainda é cedo para dizer o que quer que seja. Mas, ainda assim, tendo em conta que a AMD já tem a 7900 XTX ao preço da RTX 4070 Ti com a capacidade de assegurar um nível de performance muito similar ao da RTX 4080. É provável que estas placas gráficas tenham o grande objetivo de ficar à frente das RTX 4070 e RTX 4070 Ti. Com a vantagem de preços mais apelativos.

É também muito provável que estas placas gráficas cheguem com excelentes capacidades de memória VRAM. Algo que tem sido uma das grandes queixas dos consumidores em 2023, mais concretamente quando a conversa está assente em cima das RTX 40 da NVIDIA.

Finalmente placas gráficas que realmente valem a pena? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.