Como melhorar o sensor GPS do seu smartphone Android

O sensor GPS do seu smartphone Android é essencial para que aplicações como o Google Maps funcionem bem. No entanto o sensor, por vezes, pode passar por alguns problemas e colocar-nos numa parte totalmente diferente do mapa. Se isto lhe está a acontecer não se preocupe. Assim vamos dizer-lhe como melhorar o GPS do seu smartphone Android.

Como melhorar o sensor GPS do seu smartphone Android

Para corrigirmos problemas com a localização de GPS precisamos de saber se ele está realmente muito desfasado ou não. A forma mais simples de conseguirmos perceber é abrir o Google Maps ou qualquer outra aplicação de navegação e vermos onde o marcador está colocado.

Dark Mode no Maps

Se o Google Maps tiver a certeza da sua localização, o que significa que o seu GPS está a funcionar corretamente, só verá um ponto azul no mapa. No entanto, se o sinal de GPS for fraco e o Google Maps não tiver a certeza da sua localização exata, aparecerá um círculo azul à volta do ponto. A margem de erro aumenta com o tamanho deste círculo.

Utilizar dados móveis para melhorar a localização

Esta funcionalidade utiliza não só o seu GPS, mas também a sua rede móvel e a sua ligação Wi-Fi para dar uma leitura mais precisa da sua localização. Embora ativar esta definição gaste mais bateria, contribui muito para a precisão.

No caso dos smartphones Samsung vá a definições e a seguir a localização. Depois carregue em serviços de localização. A seguir escolha a opção Precisão da localização da Google e certifique-se que o serviço está ativo.

Ative a pesquisa de Wi-Fi e Bluetooth

Exatamente no mesmo local onde ativou a Precisão da Localização, pode também ativar a Pesquisa de Wi-Fi e Bluetooth.

melhorar GPS smartphone Android

Ativar a estas opções ajuda a melhorar ainda mais a precisão de localização do seu smartphone. Ao comparar os pontos fortes de sinal das redes Wi-Fi próximas, pode determinar com precisão a sua localização, tal como o GPS.

O mesmo acontece com o Bluetooth, que deteta dispositivos nas proximidades a toda a hora.

Ou seja, várias coisas a trabalharem para melhorarem a localização.

Ativar localização mais precisa

Esta dica diz mais respeito ao Google Maps e é realmente importante. Abra a app +e selecione a imagem do perfil no canto superior direito. Depois carregue na opção definições. A seguir escolha a opção Definições.

Google Maps não funciona, melhorar GPS smartphone Android

No novo ecrã clique em Ver localização mais precisa.

Google Maps não funciona

Deste modo já vai ficar com um sistema de localização muito melhor.

Calibrar a localização

No Google Maps a nossa localização surge com um ponto azul. Se este ponto é demasiado grande então a Google pode estar com problemas em detetar a sua localização. Para fazer isto basta recalibrar.

Entretanto para o fazer Abra o Google Maps no seu smartphone.

Depois mova o smartphone no ar fazendo o número 8. Faça isto várias vezes. Verá que o ponto azul fica mais pequeno quando fizer isto e a localização surge com muito mais precisão.

Se nada mais funcionar

Se o problema do GPS está a afetar o seu Google Maps e nada mais funcionou pode testar isto. De facto a última hipótese é mesmo limpar a cache e dos dados do Google Maps. É que são sempre armazenados alguns dados temporários que podem ficar corrompidos.

Atenção que assim que fizer isto o Maps não é apagado do seu dispositivo.

Abra a app de Definições do seu dispositivo Android.

Entretanto a seguir vá a Aplicações. Encontre a app Google Maps limpe a cache e o armazenamento.

Claro que pode também verificar a existência de atualizações para o Google Maps. No entanto na maioria das vezes a app encontra-se atualizada.

O Google Maps está disponível na Play Store para Android e na App Store para iPhone.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados