Quarta-feira, Setembro 17, 2025

Medo de ficar sem emprego? Amazon já tem 1 milhão de robôs

Ao longo das últimas semanas, temos vindo a falar um pouco sobre tudo aquilo que a IA pode vir a fazer num futuro que está cada vez mais próximo. Sim, a Inteligência Artificial é incrível, mas é também perigosa.

Ou seja, enquanto muitos continuam convencidos de que a inteligência artificial vai “ajudar” os trabalhadores e não substituí-los por completo, a Amazon acaba de dar mais um passo gigante para mostrar o contrário.

Medo de ficar sem emprego? Amazon já tem 1 milhão de robôs

inteligência artificial já está a mudar as smart tvs!

A empresa atingiu o marco simbólico de 1 milhão de robots nos seus centros de distribuição. Sim, um milhão. Um número que já quase iguala o número de funcionários humanos da gigante do e-commerce.

E como se isso não bastasse, apresentou também uma nova IA chamada DeepFleet, que vai coordenar toda esta força de trabalho robótica com ainda mais eficiência. A ideia? Reduzir os tempos, aumentar o rendimento e, claro, continuar a cortar na dependência de pessoas.

Cada vez mais máquinas? Sim! Por isso, cada vez menos pessoas.

Em 2021, a Amazon tinha cerca de 350 mil robots. Em 2025, passou para um milhão. Estamos a falar de um ritmo médio de 162 mil robots novos por ano, o que diz muito sobre a direção que a empresa escolheu.

E atenção, não estamos a falar de aspiradores com braços. A Amazon já usa robots humanoides, como o Digit, com 1,75 metros e 65 kg, capaz de andar, agachar, pegar em caixas e trabalhar lado a lado com humanos. Ou melhor, a substituí-los.

Entretanto, há também o novo braço robótico Vulcan, o primeiro com “sentido de toque”, que já consegue lidar com 75% dos 1 milhão de itens de um centro logístico da empresa.

Feliz ou infelizmente, estamos a entrar num ponto em que as máquinas fazem tudo, e de facto fazem melhor. De facto, também não precisam de descansar, de comer, ou de ir de férias.

Menos trabalhadores, mais encomendas por cabeça?

Os dados falam por si. Hoje em dia, cada armazém da Amazon tem em média 670 trabalhadores, o valor mais baixo em 16 anos. Em contrapartida, o número de encomendas processadas por funcionário passou de 175 em 2015 para quase 4 mil em 2025. O motivo? Já deve ter percebido qual é.

Já começou!

Em suma, quando empresas como a Amazon começam a emparelhar robôs com inteligência artificial avançada, a conversa deixa de ser “será que a IA vai roubar empregos?” para passar a ser “quando é que me vai roubar o meu?”

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙