Já muito se falou acerca do novo Snapdragon 8 Gen3, que deverá equipar a grande maioria dos smartphones Android topo de gama de 2024. Mas, e a MediaTek? Não é boa ideia esquecer a existência da empresa, especialmente depois da recuperação que fez nos últimos dois anos.
Aliás, apesar do facto de a Qualcomm continuar nas boas do mundo, a realidade é que a MediaTek também está a tentar coisas novas para pisar os pés à sua velha rival, e quem sabe, até ultrapassá-la.
MediaTek quer voltar a bater a rival Qualcomm!
Portanto, ao que tudo indica, o MediaTek Dimensity 9300 vai mudar um pouco a sua fórmula, ao optar pelo uso de 4 núcleos de alta performance Cortex-X4, em vez do tradicional núcleo solitário.
Dito tudo isto, o Dimensity 9300 vai utilizar o mesmo processo de produção (N4P TSMC), e vai duplicar a aposta que a Qualcomm está a fazer na sua nova aposta para a próxima geração. Afinal, enquanto o Snapdragon 8 Gen3 deverá contar com 2 núcleos Cortex-X4, o Dimensity sobre a parada para os 4 núcleos.
Curiosamente, além destes núcleos, tudo indica que a MediaTek também vai optar por outros 4 núcleos de alta performance Cortex A-720, deixando os núcleos focados na eficiência energética de fora (Cortex A-520).
Isto é tudo excelente? Bem, depende da refrigeração que este SoC necessitar para funcionar. É verdade que os níveis de eficiência estão a aumentar todos os anos. Além disso, a frequência destes processadores pode ser um pouco mais baixa, devido à existência de 4 Cortex-X4.
Porém, não foi assim há tanto tempo que a OnePlus teve de limitar o Núcleo mais poderoso do seu SoC Qualcomm Snapdragon para evitar o sobreaquecimento de todo o aparelho. Agora imagine esse problema multiplicado por 4.
Será este o caminho? Ou é apenas um teste “maluco” da MediaTek? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!