MediaTek quer ultrapassar a sua rival Qualcomm. O quanto antes!

A MediaTek ainda é conhecida como uma fabricante “low-cost” de processadores no mundo Android. Porém, isto é inegavelmente uma forma um pouco injusta de descrever a gigante dos microprocessadores no mercado atual.

Afinal de contas, estamos a falar de uma empresa que foi capaz de perceber onde estava a falhar, retirou-se completamente do mercado de gama alta e gama média, isto para se concentrar na gama baixa durante alguns anos, ao mesmo tempo que desenvolvia alternativas realmente interessantes capazes de fazer abanar a sua velha rival Qualcomm, e claro, também a Samsung e a Apple.

Ao que tudo indica, a coisa resultou tão bem, que a aposta só vai subir de tom nos próximos tempos!

MediaTek quer ultrapassar a sua rival Qualcomm. O quanto antes!

Portanto, ao que tudo indica, a MediaTek está a trabalhar de forma muito próxima com a TSMC, de forma a conseguir adaptar ao máximo os seus designs às especificidades das linhas de produção de 3nm. Objetivo? É muito simples! Passa por retirar o maior rendimento possível das linhas de produção mais avançadas do planeta.

Quer um exemplo? A MediaTek já foi capaz de desenvolver SoCs de 3nm 32% mais eficientes relativamente ao atual processo de 4nm. Não temos a certeza do nome deste SoC, mas é muito provável que seja uma versão de engenharia do Dimensity 9400, o próximo SoC topo de gama da empresa.

Isto é muito interessante, porque a MediaTek já mudou a sua estratégia de divisão de núcleos no seu mais recente Dimensity 9300, ao remover os núcleos focados na eficiência, focando-se muito mais na performance pura e dura. Uma forma de fazer as coisas que deverá melhorar com os 3nm da TSMC.

Curiosamente, a MediaTek parece estar a fazer alguma coisa bem, visto que os mais recentes rumores a vir dos corredores da indústria também apontam para uma Qualcomm pronta a mudar a sua divisão de núcleos dentro do seu próximo Snapdragon 8 Gen4.

Em suma, ainda é cedo para saber o que tudo isto vai dar. Mas… Concorrência é sempre incrível para o consumidor! Especialmente numa altura em que tudo parece estar prestes a encarecer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.