Muitas pessoas estão confusas com a chegada do novo serviço SPIN. Isto porque muitos consideram que é uma espécie de extensão do MBWAY. Outros acham que é um serviço à parte com custos associados. No entanto a verdade é tanto uma coisa como outra não correspondem à verdade. Em termos práticos o MBWay é um serviço de transferência que pertence a uma empresa privada (SIBS) e o SPIN é um serviço que pertence ao estado (Banco de Portugal). Mas o que separa os dois serviços MBWay e SPIN?
MBWay e SPIN: o que distingue os dois serviços de transferências
Empresa privada vs Estado
Logo à partida a origem é um dos pontos que separa os dois serviços. Como referimos acima um pertence a uma empresa privada, o MBWay, e outro ao Estado, o SPIN. No entanto e apesar de muitas pessoas confiarem mais em produtos de empresas públicas esta questão não é linear. De facto, basta olhar-se para algumas publicações no Reddit para se ficar com a ideia de que alguns consideram o SPIN como uma forma dos utilizadores terem as transferências mais controladas.
Segurança
De uma forma geral a abordagem do SPIN é mais segura e de facto pode ajudar a prevenir fraudes. Quando faz uma transferência para um número de telefone vai saber que está a passar o dinheiro para o verdadeiro titular de uma conta e não para um contacto que pode estar associado a outra pessoa qualquer. Só por aqui é bastante mais seguro.
Limites e taxas
O MBWay tem limites, o SPIN não. No caso da primeira opção da SIBS existem alguns limites de transferência. Dito isto, temos 750 Euros por operação e um máximo de 2500 Euros por mês. Para além disso só pode receber um máximo de 50 transferências por mês. No caso do SPIN não existe qualquer limite associado. Para além disso, no SPIN não pode ser cobrado qualquer custo adicional.
Multiplicidade de serviços e ofertas
Dada a sua longevidade o MBWay é muito mais utilizado do que o SPIN. Claro que isto fez com que houvesse muito tempo para desenvolver a solução da SIBS. Assim temos acesso a um sistema muito completo que vai muito para além das transferências. Podemos fazer pagamentos na grande maioria dos estabelecimentos comerciais e ainda ganhamos prémios e descontos especiais. Neste momento, o SPIN é apenas um sistema de transferência de dinheiro.
Adoção
A adoção é aqui uma questão importante. Mais uma vez o MBWay está com uma ampla implementação. Isto significa que quase todos têm MBWay. O mesmo não se passa com o SPIN por ser extremamente recente. De facto se quisermos fazer uma transferência para alguém utilizando este serviço vamos ter dificuldade porque ainda muito poucas pessoas o têm.
A verdade é que estes dois serviços mais do que concorrentes acabam por se complementar. Para umas coisas é certo que irá utilizar o MBWay pelo conjunto de possibilidades e para outras o SPIN por ser mais seguro.
Como começar a utilizar já o novo serviço de transferências
No exemplo abaixo utilizamos a app do banco BPI para este efeito sendo que em todas elas o método é comum.
Sendo o SPIN um serviço novo é natural que para já as apps bancárias ainda destaquem mais o MBWay. Afinal de contas está muito mais estabelecido. No entanto, isto não significa que esta opção já não se encontre na app do seu banco. Dito isto, a primeira coisa que tem de fazer é abrir a app do seu banco e visitar a secção transferências.
Assim em tipo de transferência selecione SPIN Enviar dinheiro através de um número de telemóvel. A seguir verá que logo na parte de cima do ecrã do seu telemóvel surge um destaque relativo à adesão ao Spin. Se tiver o mesmo destaque carregue em Gerir adesão. Isto é necessário para poder utilizar o serviço e leva menos de minuto a concluir.
Depois de carregar em Gerir adesão escolha a opção Aderir.
A seguir terá de verificar e confirmar o IBAN e o telefone a associar ao serviço.
Quando essa parte estiver concluÃda é tempo de aceitar os termos e condições do serviço.
Depois será levado de volta ao ecrã de confirmação onde deverá fazê-lo e logo a seguir o processo estará terminado.
Agora no que diz respeito à transferência tem duas opções. Ou pode fazê-lo por Contacto Telefónico caso seja um particular ou então por NIPC no caso de uma empresa.
Depois é só introduzir ou escolher um número da sua lista de contactos e pronto. Tenha em atenção que se a pessoa para quem quer transferir dinheiro não tiver ainda aderido ao SPIN surge uma mensagem a indicar isso mesmo.