O MB Way Ă© um serviço muito completo e utilizado por milhares de portugueses. De facto, sĂŁo poucos aqueles que nĂŁo o utilizam, tanto para pagamentos, como para transferir dinheiro para amigos ou famĂlia. No entanto as coisas podem complicar-se como revelou a Deco, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Se utiliza MB Way pode vir a pagar 1 Euro por transferĂȘncia!
A questão é que a SIBS pretende permitir que o MB Way seja associado a contas de pagamento. Isto para além do que jå permite fazer. Entretanto o problema é que a nova associação pode levar a um aumento de comissÔes entre contas de pagamento.
A Deco explica que “a associação do MB Way a contas significa que as transferĂȘncias entre utilizadores se consideram transferĂȘncias imediatas”. Assim “poderĂŁo estar sujeitas ao preçårio aplicĂĄvel a essas transferĂȘncias e nĂŁo sujeitas aos limites aplicĂĄveis a transferĂȘncias entre cartĂ”es, como acontece presentemente, e em caso de ultrapassar as transaçÔes gratuitas, de 0,2% em caso de cartĂŁo de dĂ©bito e 0,3% em caso de cartĂŁo de crĂ©dito”.
Quanto se paga a mais?
Em alguns casos pode ser significativo. A Deco explica que o valor mĂ©dia das transferĂȘncias que os portugueses fazem para amigos e famĂlia ronda os 40 Euros. Se tudo isto se confirmar quem o fizer poderĂĄ pagar mais cerca de um Euro.
A Deco diz que “este valor serĂĄ totalmente desproporcionado, contrĂĄrio Ă legislação, e prejudicando os interesses dos consumidores no MB Way, produto bem recebido e adotado pelos portugueses, e para o qual se deve evitar a aplicação de comissĂ”es desproporcionais”.
Entretanto a Deco jå enviou uma carta aos ministérios da Economia e das Finanças. Afinal de contas é necessårio adequar a legislação e tentar de algum modo impedir-se que isto aconteça. Seja como for importa acompanhar, sobretudo para evitar surpresas e pagamentos extra.