Connect with us

Especiais

Qual é a melhor maneira de carregar a bateria do seu telemóvel?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Um dos maiores problemas dos nossos fiéis smartphones… É o tempo de bateria! Apesar das novas tecnologias de carregamento rápido, a ausência de baterias removíveis significa que a célula de lítio dentro do nosso telemóvel irá eventualmente deteriorar-se.

Algo que fica demasiado evidente em qualquer telemóvel após a marca dos 12 meses.

Chega uma altura em que fica a sensação que a bateria já não dura tanto como antigamente… Ainda pior passados dois anos, em que a maioria dos aparelhos não irá conseguir aguentar um dia completo sem ser ligado ao carregador.

Infelizmente, a capacidade das baterias diminui com o passar do tempo! No entanto, há algumas coisas que pode fazer para prolongar o tempo de vida da bateria e por consequência do seu telemóvel.

Vamos ver quais!

Carregamentos Parciais

Bateria Carregamento telemóvel

Um dos mitos que teima em não desaparecer, é que ocasionalmente precisa de descarregar completamente a bateria do seu smartphone, para de seguida a carregar completamente, desta maneira ‘apagando’ a memória da bateria.

Pois bem, isto não poderia estar mais errado! É um mito muito antigo, que passou de boca em boca durante anos! Porque, na verdade é algo que deve evitar a todo o custo.

Carregamentos parciais não causam qualquer distúrbio nas baterias de lítio, e até podem ter muitos benéficos para a longevidade destas.

Mas primeiro, vamos perceber como funciona o carregamento de uma bateria.

Quando perto dos 0%, estas baterias consomem uma corrente constante, operando a uma voltagem mais baixa. À medida que o telemóvel é carregado, a voltagem começa a subir, até estabilizar por volta dos 70%.

Em paralelo, funcionar a baixas voltagens é excelente para a bateria, aumentando o número de ciclos de carregamento disponíveis, antes de começar a notar um decréscimo na capacidade.

Cada 0.1 de decréscimo na voltagem, duplica o ciclo de vida, de acordo com o site ‘Battery University’. Em suma, carregar o seu telemóvel entre os 30-80% mantém a voltagem baixa e aumenta o tempo de vida da bateria.

Evite carregar durante a noite!

Bateria Carregamento telemóvel

Deixar o telemóvel a carregar durante a noite é um hábito muito comum! Aliás, eu faço isto todos os dias. Contudo não é recomendado por várias razões, e não… Não é pelo ‘mito’ da sobrecarga de bateria.

  • Primeiro, cria excesso de calor pela energia desnecessariamente despendida.
  • Segundo, deixa a bateria num stress de voltagem maior quando a 100%.
  • Terceiro, carregamentos contínuos durante muitas horas pode causar problemas nos componentes, reduzindo a estabilidade do aparelho a longo prazo.

Num mundo perfeito, um telemóvel deve parar de carregar quando chega aos 100%, apenas voltando eventualmente a carregar para voltar aos 100%. Contudo, alguns testes revelam que existem telemóveis que mesmo quando nos 100% de carga continuam a puxar corrente do transformador.

Por isso, o melhor que tem a fazer, é tirar o telemóvel da carga depois do carregamento completo.

Evite usar o telemóvel enquanto carrega!

Bateria Carregamento telemóvel

Este tipo de uso como, jogar algum jogo, ou ver um vídeo enquanto carrega o telemóvel é mau para a bateria! Pois distorce o ciclo de carregamento, e pode induzir míni-ciclos.

  • Ou seja, algumas partes da bateria deterioram-se mais rapidamente que outras.

O melhor que tem a fazer é desligar o telemóvel enquanto o carrega! Mas como isso pode ser bastante difícil, diminuir a carga de trabalho enquanto estiver a carregar o aparelho já não é nada mau.

O calor é inimigo da bateria!

A temperatura é um dos maiores contribuidores para a longevidade de uma bateria! Tal e qual como voltagens altas, também altas temperaturas provocam stress na bateria, causando a perda de capacidade mais rapidamente do que o que seria normal.

Uma bateria que se mantenha entre os 25 e os 30º, deverá reter cerca de 80% da sua capacidade após o primeiro ano.

Como devem saber, as tecnologias de carregamento rápido provocam o rápido aquecimento das baterias… É que estes métodos de carregamento nunca foram pensados para ciclos completos! Apenas para pequenos ciclos de 10/15 min para dar um bom ‘boost’ na bateria.

Por isso cuidado, se pretende carregar completamente o telemóvel, aparelhos como a série Galaxy da Samsung permitem desligar o carregamento rápido nas definições da bateria.

Conclusão

Qual é a melhor maneira de carregar o seu smartphone?

  • Evite ciclos completos (0-100%) e carregamentos durante a noite. Em vez disso, carrega mais vezes durante o dia.
  • Acabar um carregamento aos 80% é melhor do que esperar pelos 100%.
  • Cuidado com os carregamentos rápidos! Não o use durante a noite.
  • O calor mata baterias! Evite deixar o seu telemóvel em sítios quentes enquanto o carrega.
  • Desliga o telemóvel durante o carregamento, ou pelo menos não corra aplicações pesadas.

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos