Inicio Especiais Qual é a melhor maneira de carregar a bateria do seu telemóvel?

Qual é a melhor maneira de carregar a bateria do seu telemóvel?

Um dos maiores problemas dos nossos fiéis smartphones… É o tempo de bateria! Apesar das novas tecnologias de carregamento rápido, a ausência de baterias removíveis significa que a célula de lítio dentro do nosso telemóvel irá eventualmente deteriorar-se.

Algo que fica demasiado evidente em qualquer telemóvel após a marca dos 12 meses.

Chega uma altura em que fica a sensação que a bateria já não dura tanto como antigamente… Ainda pior passados dois anos, em que a maioria dos aparelhos não irá conseguir aguentar um dia completo sem ser ligado ao carregador.

Infelizmente, a capacidade das baterias diminui com o passar do tempo! No entanto, há algumas coisas que pode fazer para prolongar o tempo de vida da bateria e por consequência do seu telemóvel.

Vamos ver quais!

Carregamentos Parciais

bateria

Um dos mitos que teima em não desaparecer, é que ocasionalmente precisa de descarregar completamente a bateria do seu smartphone, para de seguida a carregar completamente, desta maneira ‘apagando’ a memória da bateria.

Pois bem, isto não poderia estar mais errado! É um mito muito antigo, que passou de boca em boca durante anos! Porque, na verdade é algo que deve evitar a todo o custo.

Carregamentos parciais não causam qualquer distúrbio nas baterias de lítio, e até podem ter muitos benéficos para a longevidade destas.

Mas primeiro, vamos perceber como funciona o carregamento de uma bateria.

Quando perto dos 0%, estas baterias consomem uma corrente constante, operando a uma voltagem mais baixa. À medida que o telemóvel é carregado, a voltagem começa a subir, até estabilizar por volta dos 70%.

Em paralelo, funcionar a baixas voltagens é excelente para a bateria, aumentando o número de ciclos de carregamento disponíveis, antes de começar a notar um decréscimo na capacidade.

Cada 0.1 de decréscimo na voltagem, duplica o ciclo de vida, de acordo com o site ‘Battery University’. Em suma, carregar o seu telemóvel entre os 30-80% mantém a voltagem baixa e aumenta o tempo de vida da bateria.

Evite carregar durante a noite!

bateria

Deixar o telemóvel a carregar durante a noite é um hábito muito comum! Aliás, eu faço isto todos os dias. Contudo não é recomendado por várias razões, e não… Não é pelo ‘mito’ da sobrecarga de bateria.

  • Primeiro, cria excesso de calor pela energia desnecessariamente despendida.
  • Segundo, deixa a bateria num stress de voltagem maior quando a 100%.
  • Terceiro, carregamentos contínuos durante muitas horas pode causar problemas nos componentes, reduzindo a estabilidade do aparelho a longo prazo.

Num mundo perfeito, um telemóvel deve parar de carregar quando chega aos 100%, apenas voltando eventualmente a carregar para voltar aos 100%. Contudo, alguns testes revelam que existem telemóveis que mesmo quando nos 100% de carga continuam a puxar corrente do transformador.

Por isso, o melhor que tem a fazer, é tirar o telemóvel da carga depois do carregamento completo.

Evite usar o telemóvel enquanto carrega!

bateria

Este tipo de uso como, jogar algum jogo, ou ver um vídeo enquanto carrega o telemóvel é mau para a bateria! Pois distorce o ciclo de carregamento, e pode induzir míni-ciclos.

  • Ou seja, algumas partes da bateria deterioram-se mais rapidamente que outras.

O melhor que tem a fazer é desligar o telemóvel enquanto o carrega! Mas como isso pode ser bastante difícil, diminuir a carga de trabalho enquanto estiver a carregar o aparelho já não é nada mau.

O calor é inimigo da bateria!

A temperatura é um dos maiores contribuidores para a longevidade de uma bateria! Tal e qual como voltagens altas, também altas temperaturas provocam stress na bateria, causando a perda de capacidade mais rapidamente do que o que seria normal.

Uma bateria que se mantenha entre os 25 e os 30º, deverá reter cerca de 80% da sua capacidade após o primeiro ano.

Como devem saber, as tecnologias de carregamento rápido provocam o rápido aquecimento das baterias… É que estes métodos de carregamento nunca foram pensados para ciclos completos! Apenas para pequenos ciclos de 10/15 min para dar um bom ‘boost’ na bateria.

Por isso cuidado, se pretende carregar completamente o telemóvel, aparelhos como a série Galaxy da Samsung permitem desligar o carregamento rápido nas definições da bateria.

Conclusão

Qual é a melhor maneira de carregar o seu smartphone?

  • Evite ciclos completos (0-100%) e carregamentos durante a noite. Em vez disso, carrega mais vezes durante o dia.
  • Acabar um carregamento aos 80% é melhor do que esperar pelos 100%.
  • Cuidado com os carregamentos rápidos! Não o use durante a noite.
  • O calor mata baterias! Evite deixar o seu telemóvel em sítios quentes enquanto o carrega.
  • Desliga o telemóvel durante o carregamento, ou pelo menos não corra aplicações pesadas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Samsung Galaxy A51 já está a receber o One UI 2.5

Em Agosto, a Samsung lançou a gama Galaxy Note 20. Para além de todas as novidades trazidas pelos novos smartphone, também ficámos a conhecer...

Update do Windows 10 vai resolver grande problema dos PCs!

O Windows 10 está a preparar-se para um update que vai resolver um grande problema dos PCs. De facto, é uma situação que se...

Os SSDs vão (finalmente) revolucionar o mundo dos jogos!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão chegar ao mercado equipadas com SSDs super rápidos... Uma tecnologia que já temos no mundo...

Quer conhecer os Jogos PS Plus de Novembro? Veja estas opções!

Os jogos PS Plus têm conseguido impressionar mais os subscritores a cada mês que passa. Sendo que a tendência dos títulos oferecidos é sempre...

É utilizador do Xbox Game Pass? Rainbow Six vai ficar grátis!

Tal como a PS Plus (serviço da PS4 e em breve da PS5), o Xbox Game Pass (da Xbox One, Xbox 360 e em...