Mate 30 Pro vai chegar com Android AOSP ou Huawei HarmonyOS!?


Por em

Mate 30 Pro vai chegar com Android AOSP ou Huawei HarmonyOS!? – O próximo topo de gama da Huawei poderá muito bem ser um dos melhores smartphones do ano. Contudo, é provável que o aparelho sofra bastante com aquilo que está a acontecer à fabricante Chinesa!

Afinal de contas, apesar da proibição ter sido adiada durante mais 3 meses, o acordo só prevê manter as condições para todos os aparelhos já lançados… O que claro está, deixa os novos Mate X e Mate 3 Pro de fora.

O Huawei Mate 30 Pro pode chegar ao mercado com hardware brutal… Mas severamente limitado a nível de software

Para quem não saiba, a Google cortou todas as relações que tinha com a Huawei, assim que a proibição imposta por Donald Trump se tornou pública.

Play Store

Em resposta a tudo isto, a gigante Chinesa mostrou imediatamente confiança no seu Sistema Operativo próprio denominado de HarmonyOS! Contudo, começa a ser cada vez mais óbvio, que o software ainda não está pronto para o ‘Prime Time’.



Felizmente, a administração liderada por Donald Trump até meteu os pés nos travões da Entity List, e permitiu que as várias empresas Norte Americanas continuassem a sua relação negocial com a Huawei, enquanto as coisas eram resolvidas na mesa negocial entre os dois países. (China e EUA)

No entanto, parece que o adiamento da proibição, não tem em conta o lançamento do Huawei Mate 30 Pro! Mas calma, ainda há esperança que ambas as partes cheguem a acordo.

Mate 30 Pro Leak

Porta-Voz da Huawei sugere que o lançamento do Mate 30 poderá ir para a frente, com a utilização do HarmonyOS!

A Huawei já veio a público comentar a situação, dizendo que apesar de querer continuar a utilizar o Sistema Operativo da Google. O desenvolvimento da plataforma HarmonyOS irá continuar. Ora leia:

“A Huawei vai continuar a utilizar o SO Android e seu ecossistema, enquanto o governo Norte Americano o permitir. Caso contrário, vamos continuar a desenvolver o nosso próprio software e ecossistema.”

Apesar da fabricante de smartphones ter sido ‘banida’ devido a problemas de segurança. Donald Trump sempre disse que o seu nome poderia ser retirado da Entity List, caso os Estados Unidos e China chegassem a um entendimento.

Caso não exista acordo, é provável que sucesso da gama Mate 30 seja severamente limitado fora da China

O analista independente Richard Windsor acredita que sem serviços e aplicações Google, ninguém irá comprar o Mate 30 Pro fora da China… E com alguma razão. No entanto, em boa verdade, ninguém sabe o que vale o HarmonyOS.

Alem disso, ninguém sabe se a Huawei vai apostar no seu software, ou se vai simplesmente lançar o Android 10 sem GAAPS (Serviços e aplicações Google).

Pessoalmente, espero que as coisas sejam resolvidas atempadamente, de forma a que a Huawei consiga lançar o seu Mate 30 Pro, no máximo das suas capacidades! O mercado de smartphones precisa de escolha, de inovação, de concorrência! Por isso, ficar sem a Huawei não me parece grande ideia.


Mate 30 Pro vai chegar com Android AOSP ou Huawei HarmonyOS!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Há uma marca de smartphones a dominar os updates! Adivinha?

Tokyo Game Show: Sony já revelou o que vai apresentar

Seguinte