O router Wi-Fi pode ser temperamental e o local onde o posicionamos afeta realmente a velocidade. Sobretudo pelos objetos que estão à volta. Assim se anda a queixar-se de lentidão na sua rede então deve mesmo afastar o equipamento de um determinado tipo de objetos que estão a matar a velocidade do seu router Wi-Fi!
Estes objetos estão a matar a velocidade do router Wi-Fi!
Dito isto, se o seu router Wi-Fi estiver perto de objetos metálicos, vale a pena afastá-los. O seu router emite ondas de rádio e estas são eletromagnéticas. Isso significa que o metal pode absorvê-las e reduzir a potência do Wi-Fi.
Até os espelhos são culpados no que diz respeito à absorção de ondas de rádio.
Eventualmente não sabe disto mas alguns espelhos de parede especialmente grandes podem afetar a conectividade, uma vez que o espelho é constituÃdo por uma fina camada de metal que pode causar interferências.
Para além disso também deve manter o router afastado do seu televisor e do micro-ondas. No caso deste último ele emite uma tonelada de radiação eletromagnética que pode interferir com os sinais do seu router. Para além disso mesmo que não esteja a utilizá-lo, o micro-ondas continua a conter metal.
O mesmo se aplica ao seu televisor, que não é feito de um material que conduza a boas velocidades de Wi-Fi.
Como acelerar o router
Se já o afastou dos objetos que podiam condicionar o funcionamento há outras coisas que pode fazer para melhorar a velocidade.
De facto, existem muitas formas de acelerar o router o router Wi-Fi sem gastar dinheiro. Na maioria dos casos todas as opções são simples de executar. Assim não perca mais tempo e ganhe já mais velocidade de acesso à Internet.
Mude o seu router para outra divisão
É muito provável que a localização do seu router Wi-Fi seja onde o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) colocou o cabo. No entanto, se o conseguir mover pode valer a pena. Ele envia o sinal na forma de cÃrculo. Se tiver o router encostado à parede no canto mais afastado da sua casa, cerca de metade desse cÃrculo está dentro da sua casa e o resto está no exterior, no seu quintal ou no apartamento do vizinho.
Basta mover o seu router de uma parede exterior para uma localização central para fazer maravilhas pela sua experiência Wi-Fi. Isto porque já vai apanhar os espaços mais utilizados da sua casa.
Eleve o seu router
Para além de deslocar o router para uma localização mais central da sua casa, também pode melhorar significativamente a sua experiência Wi-Fi deslocando o router para uma posição mais elevada.
Se o seu router Wi-Fi estiver numa prateleira por baixo do televisor, uma grande parte do sinal Wi-Fi está a ser absorvido por todas as coisas que estão ao seu nÃvel. Basta colocar o router na estante mais alta da sua sala de estar para que fique acima da maioria das coisas que estão a interferir com o sinal.
Ativar regras de qualidade de serviço
Pode achar que a sua experiência Wi-Fi é ótima quando está em casa sozinho, mas não tão boa quando os outros elementos da famÃlia também estão em casa e também utilizam a Internet.
Se o seu problema de raiz é não ter largura de banda de transferência suficiente para suportar todas as atividades em que a sua famÃlia está envolvida, os ajustes de Wi-Fi não vão ajudar. É aqui que entram as regras de QoS.
Simplificando, as regras de QoS permitem-lhe dar instruções ao seu router para favorecer determinadas atividades (como a transmissão de conteúdos de vÃdeo) em detrimento de outras. Também pode dar prioridade a uns dispositivos em detrimento de outros.
Atualize o firmware
Deve manter-se a par das atualizações de firmware do router para garantir que este não está vulnerável a falhas de segurança conhecidas (e já corrigidas). Para além disso algumas também melhoram o desempenho.
Ajuste os seus canais Wi-Fi
Se vive num apartamento ou num bairro com casas muito próximas, é possÃvel que a atribuição de canais Wi-Fi do seu router esteja em conflito com a atribuição de outros routers próximos.
Ao procurar as suas definições de canais Wi-Fi e as definições dos routers próximos, pode alterar manualmente a atribuição de canais Wi-Fi do seu router para tirar partido do espaço menos utilizado.
Isto é mais vantajoso para os dispositivos na banda de 2,4 GHz. É mais propensa a congestionamentos do que a banda de 5 GHz.
Faça um pedido de atualização ao seu ISP
Embora alguns ISPs sejam bons a atualizar o equipamento dos clientes, a maioria não o é. Uma vez instalado o seu equipamento, há uma boa hipótese de o manter enquanto tiver esse ISP ou até que uma grande atualização da infraestrutura do ISP os obrigue a atualizar o hardware de todos.
Assim em vez de continuar com um modem e um router Wi-Fi antigos, contacte o seu ISP e solicite uma atualização para o modelo mais recente. Não se esqueça de sublinhar que o equipamento antigo não satisfaz as necessidades do seu agregado familiar, uma vez que pedir um novo modelo só por pedir um novo modelo provavelmente não o levará muito longe.
Se fizer tudo o que referimos neste artigo nada vai matar a velocidade do seu router Wi-Fi!