Há alguns dias atrás, noticiámos que os novos smartphones topo de gama da Samsung (Galaxy 25) vão muito provavelmente chegar mais caros ao mercado em 2025, face aos S24 do início deste ano. O que por sua vez pode significar a primeira vez que a Samsung tem smartphones topo de gama mais caros que a Apple dentro do mesmo segmento.
Pois bem, a questão mais importante aqui não está apenas à volta da Samsung. A grande maioria dos smartphones topo de gama do ecossistema Android são baseados em processadores da Qualcomm, por isso, o encarecimento não deve acontecer apenas e só nos Galaxy S25.
Temos más notícias! Já conhecemos o preço do Snapdragon 8 Gen3
Portanto, segundo Ice Universe, um dos “leakers” mais ativos e que menos se engana dentro do mundo Android, revelou que o SoC Snapdragon 8 Gen4 custa 240 dólares por unidade, qualquer coisa como 215€. Um aumento de mais ou menos 20% face ao preço do atual SoC topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen3.
Sim, as melhorias são mais do que muitas, naquilo que vai ser o primeiro processador a sério baseado no processo de 3nm da TSMC dentro do ecossistema Android. Porém, com um encarecimento de 20% por unidade, em conjunto com os aumentos de preço nos chips de memória RAM e armazenamento interno, e claro, a forte aposta na qualidade fotográfica, vai com toda a certeza resultar em aumentos de preço significativos.
- Nota: Para ter noção do problema real. O preço do SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 já equivale a um smartphone inteiro de gama baixa ou gama média. É uma loucura!
Entretanto, este processador deve chegar ao mercado em Outubro, e como tal, logo a seguir, vamos ter os primeiros lançamentos de smartphones. Vai ser nesta altura que vamos realmente perceber o impacto. Antes disso, ainda temos a Apple com o iPhone 16, em uma outra altura importante. Porque aqui, vamos perceber se a gigante Norte-Americana vai aproveitar estes encarecimentos para aumentar o preço. Ou então, se escolhe meter pressão nas rivais, especialmente na Samsung.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.