Inicio Fora da Caixa Marte - Foi encontrado um lago cheio de água no seu estado...

Marte – Foi encontrado um lago cheio de água no seu estado líquido!

Durante décadas a humanidade tem procurado água em Marte, e por acaso até encontramos alguma em forma de pequenas gotas, ou na forma de gelo… No entanto, uma nova descoberta pode mudar tudo!

A equipa de investigadores liderados pelo Dr. Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica em Roma, diz ter encontrado uma reserva de água significativa num dos polos de Marte! Esta reserva de água é tão vasta, que se parece bastante com um lago subglacial na terra. (onde pode existir vida!)


O Dr Orosei disse ao site IFLSciente:

“Este é potencialmente o primeiro habitat que conhecemos em Marte! É o primeiro local onde micro-organismos como os que conhecemos na Terra podem sobreviver!”


Esta reserva de água foi descoberta pelo ‘Mars Advanced Radar for Subsurface and Inosphere Sounding’ (MARSIS), a bordo do Mars Express! A equipa usou vários dados colecionados pelo veículo espacial desde maio de 2012 até dezembro de 2015.

Marte

Os dados mostraram uma área 1,5km abaixo da superfície, numa região chamada ‘Planum Australe’. Onde existe uma fonte de água liquida numa área de 20km! A equipa ainda não sabe a profundidade deste depósito de água, mas menciona que tem pelo menos algumas dezenas de centímetros.

Em suma, este ‘lago’ foi detetado ao enviar 29 conjuntos de pulsos de radar abaixo da superfície! Com as reflexões a mostrar um sinal quase idêntico ao que seria possível ver em lagos debaixo de gelo em locais como a Antártica na Terra. Sugerindo fortemente que é um depósito de água no seu estado líquido, no entanto, a natureza exata da água ainda é desconhecida.

Curiosamente, ao longo dos anos, foi teorizado que poderiam existir vários depósitos de água abaixo da superfície! Algo que esta investigação dá muita força!

Em síntese, se este ‘lago’ realmente existir… Poderá ser um novo habitat para micro organismos do passado ou até mesmo do presente em Marte!

No nosso planeta, a existência de água no seu estado líquido significa quase sempre a existência de vida! Isto em conjunto com outras descobertas recentes, podem muito bem querer dizer que afinal o Planeta Vermelho não está assim tão morto!

Via

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Mas afinal Dead Island 2 foi ou não cancelado? Sim e não…

Muitos foram os fatores que contribuíram para que o desenvolvimento de Dead Island 2 se tornasse complicado. Afinal de contas, para além da pandemia...

Quer ver Mulher Maravilha 1984? O filme vai ter mais de duas horas!

Apesar de já ser normal vermos filmes da DC com mais de duas horas de duração, foi com algum espanto que recebemos a notícia...

Samsung Z Fold 3, Z Flip 2 e Z Fold Lite: estes são os ecrãs!

A Samsung está a preparar-se para anunciar dois novos smartphones dobráveis em 2021. Pelo menos é o que diz uma informação da UBI Research....

NVIDIA já comentou o que se passa! Placas gráficas só em Abril?

De acordo com a CFO da NVIDIA (Colette Kress), a empresa está mesmo com grandes dificuldades na resposta à procura dos jogadores em relação...

Concorrência para a Apple? AMD já está a trabalhar num rival ARM!

Muitos especialistas ficaram com a sensação que a aposta da Apple no ARM é basicamente um mote para o que o futuro da computação...