Marte – Foi encontrado um lago cheio de água no seu estado líquido!

Durante décadas a humanidade tem procurado água em Marte, e por acaso até encontramos alguma em forma de pequenas gotas, ou na forma de gelo… No entanto, uma nova descoberta pode mudar tudo!

A equipa de investigadores liderados pelo Dr. Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica em Roma, diz ter encontrado uma reserva de água significativa num dos polos de Marte! Esta reserva de água é tão vasta, que se parece bastante com um lago subglacial na terra. (onde pode existir vida!)


O Dr Orosei disse ao site IFLSciente:

“Este é potencialmente o primeiro habitat que conhecemos em Marte! É o primeiro local onde micro-organismos como os que conhecemos na Terra podem sobreviver!”


Esta reserva de água foi descoberta pelo ‘Mars Advanced Radar for Subsurface and Inosphere Sounding’ (MARSIS), a bordo do Mars Express! A equipa usou vários dados colecionados pelo veículo espacial desde maio de 2012 até dezembro de 2015.

Marte

Os dados mostraram uma área 1,5km abaixo da superfície, numa região chamada ‘Planum Australe’. Onde existe uma fonte de água liquida numa área de 20km! A equipa ainda não sabe a profundidade deste depósito de água, mas menciona que tem pelo menos algumas dezenas de centímetros.

Em suma, este ‘lago’ foi detetado ao enviar 29 conjuntos de pulsos de radar abaixo da superfície! Com as reflexões a mostrar um sinal quase idêntico ao que seria possível ver em lagos debaixo de gelo em locais como a Antártica na Terra. Sugerindo fortemente que é um depósito de água no seu estado líquido, no entanto, a natureza exata da água ainda é desconhecida.

Curiosamente, ao longo dos anos, foi teorizado que poderiam existir vários depósitos de água abaixo da superfície! Algo que esta investigação dá muita força!

Em síntese, se este ‘lago’ realmente existir… Poderá ser um novo habitat para micro organismos do passado ou até mesmo do presente em Marte!

No nosso planeta, a existência de água no seu estado líquido significa quase sempre a existência de vida! Isto em conjunto com outras descobertas recentes, podem muito bem querer dizer que afinal o Planeta Vermelho não está assim tão morto!

Via

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário