Máquina de lavar: o truque da aspirina funciona mesmo?

No mundo da lavagem da roupa a Internet está cheia dos mais variados truques. Uns funcionam outros não. De facto, alguns até podem causar problemas à máquina de lavar. O problema é que todos eles parecem tão eficazes, pelo menos no papel, que é difícil diferenciarmos aquilo que funciona do que na realidade não faz nada. Hoje vamos olhar para um truque muito falado na Internet e dizer-lhe se utilizar aspirina na máquina de lavar deixa realmente a roupa mais branca.

Máquina de lavar: o truque da aspirina funciona mesmo?

Mas afinal no que consiste o truque da aspirina? É bastante simples e há duas formas de o fazermos. Ou dissolvemos cinco pastilhas de aspirina em água quente e mergulhamos as roupas antes de as lavar para as tornar ainda mais brancas ou então colocamos cerca de sete a dez aspirinas no tambor. Mas será realmente eficaz?

Em primeiro lugar não existe uma explicação verdadeiramente científica que apoie isto. Mas existem duas tentativas de explicar. A primeira é que este truque pode ter surgido na Internet devido ao facto da aspirina ter sido patenteada pela Bayer que consistia numa empresa alemã de tinturaria têxtil. Isto em 1899. A segunda é que o composto químico da aspirina é ácido acetilsalicílico que se decompõe quando exposto à humidade para se tornar ácido salicílico. A questão é que na realidade o ácido salicílico não tem efeito branqueador nos tecidos.

- Advertisement -

Dito isto o que faz parecer que as roupas ficam mais brancas não é a mistura da aspirina com a água na pré-lavagem. É mesmo devido à água quente que é utilizada. É que a água quente ajuda a retirar a sujidade incrustada que fazem os brancos parecerem mais sujos. Assim que se soltam a sujidade sai muito melhor num ciclo normal de lavagem.

Ou seja a verdade é que este truque da aspirina não funciona.

No entanto há outros muito mais eficazes! 

É verdade que o bicarbonato de sódio ou o vinagre branco ajudam a remover machas. No entanto nem sempre são eficazes em óleos e em determinados tipos de nódoas.

Dito isto, o segredo é utilizar temperaturas mais quentes em vez de recorrer a outros produtos.

Mas antes de colocar todos os seus brancos num ciclo de lavagem de 60 graus é importante separar a sua roupa em conjuntos diferentes. Isto deve ser feito com base nas instruções de lavagem de roupa em cada peça. O segredo da separação é juntar as coisas com base na temperatura máxima que cada peça de roupa aguenta.

Utilizar água quente para manchas é normalmente uma boa ideia

Se tiver de optar entre fazer uma lavagem quente ou fria para manchas, a água quente vai funcionar melhor. Isto porque não só ajuda a ativar o seu detergente (e é mais eficaz na dissolução completa do detergente em pó), como também ajuda a sanitizar a limpeza da roupa, fazendo com que pareça mais limpa e fresca.

No caso de estarmos perante nódoas muito difíceis há outro truque que pode ajudar

Na realidade é algo muito simples. Basta agarrarmos num pano branco e colocarmos um pouco de detergente da louça. Mais ou menos como mostra a imagem abaixo. Neste caso em particular esta influenciadora utilizou Fairy mas na realidade pode ser qualquer um.

Roupa sem nódoas: truque incrível para a máquina de lavar!

A seguir é só colocar-se este pano na máquina de lavar juntamente com a roupa.

Roupa sem nódoas: truque incrível para a máquina de lavar!

De facto, o processo é muito simples sobretudo olhando para os resultados que dá! Abaixo está o vídeo que demonstra todo o processo.

@tanyahomeinspo

White Laundry Hack #laundrytok #whitelaundry #cleaninghack #tanyahomeinspo #fyp #lifehack

♬ Gal Policy – Kranium

Entretanto em resposta ao vídeo há também quem refira que aplica o detergente de lavar louça diretamente na roupa e sobretudo onde estão as manchas. Também resulta inclusivamente em roupa com outras cores.

Agora apenas uma advertência. Como é possível ver-se no vídeo só se coloca um pouco detergente. Não vale a pena abusar-se para não ficarmos com a máquina de lavar roupa cheia de espuma.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.