Quem é que não gosta de ver picardia entre velhas rivais? Pois bem, desta vez, o ponto de discussão está na base que dá vida às diferentes tecnologias OLED das duas gigantes Sul Coreanas! O QD-OLED no lado da Samsung e o WOLED no lado da LG.
É que segundo a LG, o QD-OLED é mais susceptível ao muito temido ‘burn-in’, comparativamente à tecnologia WOLED que a LG anda a usar nas suas Neo OLED. Sabe o que é isto?
LG afirma que o QD-OLED queima mais que o seu WOLED
Portanto, de certa forma, a LG está a tentar vingar-se da Samsung, depois de ANOS de um discurso muito similar vindo do outro lado. Afinal de contas, durante todo o tempo em que a Samsung se focou no QLED, a maior arma de arremesso desta fabricante, à sua rival, era mesmo a chance significativa de alguns píxeis darem o berro nos painéis OLED da LG.
Um arremesso fácil, porque a Samsung apenas comercializava painéis OLED de pequenas dimensões, para relógios, smartphones e tablets. Produtos que não têm, de todo, o mesmo tipo de utilização de uma TV, e que por isso mesmo, não podem ser comparados de igual forma.
Curiosamente, a LG está a pegar em várias especificidades que o muito famoso portal Rtings apanhou, para mandar estas novas boca. Porém, as mais recentes análises do Rtings ainda não estão disponíveis para o público em geral.
Por isso, por enquanto, temos de levar apenas em conta a explicação técnica da LG.
Pois bem, os painéis OLED da LG e da Samsung, são baseados em subpíxeis RGB, tal e qual como qualquer painel LCD. Porém, no OLED, não existe uma backlight, cada píxel é responsável pela sua própria fonte de luz. Para contrariar esta ‘desvantagem’, a LG adicionou subpíxeis brancos aos seus píxeis RGB. Por sua vez, a Samsung usa uma camada OLED azul atrás de uma camada Quantum Dot, que na verdade até produz uma imagem um pouco mais brilhante face aquilo que a LG é capaz de oferecer. Mas, aparentemente com a desvantagem de meter mais stress em cada subpixel RGB, o que por sua vez poderá causar o ‘screen burn’.
Extremamente interessante! Porque é o regresso das velhas guerras entre a Samsung e a LG. Ainda mais interessante, porque nos tempos que correm, o ‘screen burn’ não é de todo uma grande preocupação, pelo menos comparativamente ao passado.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo? Tem estado atento aos lançamentos da LG e da Samsung? Qual é a melhor oferta? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!