Mais memória RAM ou escolher memória mais rápida?

Enquanto for possível e se justificar é sempre boa ideia atualizar o seu computador em vez de comprar um novo. Vai poupar dinheiro e fica da mesma forma com uma excelente máquina. No entanto, por vezes, e sobretudo com o custo de vida a aumentar nem sempre podemos ter tudo aquilo que queremos. Dito isto, quando pretendemos aumentar a memória por vezes surge a questão: – é importante termos mais memória RAM ou apostarmos em menos memória mas com mais velocidade?

Mais memória RAM ou escolher memória mais rápida?

A RAM é a memória temporária que o processador do seu computador utiliza para armazenar ficheiros que necessitam de ser acedidos de uma forma rápida e frequente. A utilização da RAM permite que o computador responda instantaneamente, em vez de demorar vários segundos.

ddr6, ram, memória, mais memória RAM

Quando o seu computador luta para abrir os programas que pretende executar,  provavelmente necessita de mais RAM. Essa lentidão deve-se ao facto do PC ter que descarregar tarefas que deveriam ser executadas pela RAM mas passam para a responsabilidade do seu disco rígido. Como sabe os discos têm muito mais capacidade face à RAM mas suas velocidades são muito mais lentas.

Pode ter pouca RAM se estiver a utilizar um PC mais antigo que já não dá resposta aos requisitos atuais. Também é provável que fique sem RAM se comprar um portátil mais barato que não venha com tanta. Estes dispositivos tendem a ser rápidos inicialmente, mas à medida que o software utiliza mais memória, as coisas complicam-se.

- Advertisement -

Podemos medir a capacidade de RAM em megabytes (MB), gigabytes (GB) ou terabytes (TB). Aumentar a RAM reduz a probabilidade de se recorrer ao disco rígido para os ficheiros temporários. Mas assim que tivermos memória suficiente para tudo correr bem, chega a uma altura em que já não vamos ganhar mais velocidade. Assim é melhor comprarmos RAM mais rápida.

Entretanto existem algumas métricas que determinam a velocidade da RAM.

A frequência afeta a largura de banda máxima, que é a quantidade de dados que podem viajar de e para o módulo de memória de cada vez. Entretanto a latência afeta a rapidez com que a RAM pode responder a uma solicitação.

A frequência é medida em megahertz (MHz) e quanto maior o número melhor. Por exemplo, a RAM DDR4 tem frequências entre 1600MHz e 3600MHz, enquanto a versão mais recente da RAM, DDR5, tem uma gama de frequência entre 3200MHz e 8400MHz. Considerando que a latência da RAM aparece como uma série de números (como 16-18-18) desejamos sempre que eles sejam menores.

Com tudo isto queremos dizer que em muitos casos aumentar a frequência e reduzir a latência pode produzir um resultado mais perceptível do que comprar mais RAM. Quanto à diferença depende.

A questão de quanta RAM necessita ou quão rápida deve ser, muda à medida que as necessidades evoluem. Antigamente 16GB de RAM era suficiente para a maioria das tarefas, hoje em dia, as pessoas recomendam cerca de 32GB de RAM, especialmente se gosta de jogos, edição de vídeo, programação ou outras coisas semelhantes.

No entanto, isto não significa que tem de investir já em 32GB de RAM. Para a maioria das pessoas, 16 GB de RAM ainda é suficiente, mesmo que seja um jogador.

Entretanto temos de olhar também para a motherboard. Se comprar RAM de 3600MHz, mas sua motherboad suportar apenas 3200MHz, essa é a velocidade a que vai funcionar.

Mas atenção atualizar de 3200MHz DDR4 RAM para 3600MHz DDR4 não vai significar uma grande velocidade. Mas mudar de DDR4 para DDR5 vai.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.