Mais FPS ou mais Hz? O que é melhor para jogar?

Ainda existe uma grande confusão na cabeça dos jogadores, quanto o tema são os FPS e os Hz do monitor do PC ou da TV da sala, especialmente agora que temos as consolas de nova geração a levar muito boa gente a trocar de televisão, de forma a ter acesso às novas tecnologias.



Mais FPS ou mais Hz? O que é melhor para jogar?

FPS ou mais HZ

Portanto, por vezes lá recebo um email ou mensagem de um leitor, um pouco confuso com a sua build! Pretendendo fazer upgrade para uma placa gráfica de nova geração, mantendo um monitor completamente obsoleto, muitas vezes limitado a FHD e 60Hz.

Meus amigos, não faz sentido comprar uma RTX 3070, 3080 ou 3090, se vai ficar preso a um monitor de baixa qualidade. Sabe porquê?

Pois bem, vamos imaginar que vai jogar CS:GO e aparece no ecrã a informação de que a placa gráfica está a conseguir atingir os 150 FPS. Brutal não é? Sim! Mas isso apenas importa se o seu monitor for capaz de acompanhar a performance do seu PC.

Por exemplo, se tiver um monitor como o BenQ XL2411 que apenas consegue atualizar o ecrã 60 vezes por segundo (60Hz)… A placa gráfica está a enviar 90 FPS a mais, que não estão a ser usados para nada!

Aliás, isto vai acabar por criar alguns problemas, conhecidos como o screen tearing, alturas em que o monitor começa a mostrar partes de frames diferentes. (É por isso que é quase sempre boa ideia ligar o V-Sync neste tipo de monitor).

Entretanto, se por ventura tiver um monitor capaz de chegar aos 144Hz, 280Hz ou 360Hz, vai conseguir ver mais imagens por segundo. Por isso, vai ter uma experiência mais fluída. Por exemplo, se tiver um monitor capaz de chegar aos 120Hz, vai ter o dobro dos frames por segundo em relação aos tradicionais monitores de 60hz.

Em suma, ter muitos FPS é positivo, mas tem de ter um bom monitor para aproveitar toda a performance do seu PC. (O contrário também é verdade) Ter uma máquina capaz de chegar aos 200FPS, mas depois apenas ver 60, significa que muita da performance não está a ser aproveitada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também