Tem um MacBook e tapa a webcam? É a pior ideia de sempre!

Se tem um MacBook, um MacBook Air ou um MacBook Pro e tapa a webcam, provavelmente é a pior ideia de sempre. É que a Apple emitiu um comunicado acerca disto, onde pede às pessoas para não o fazerem, especialmente se o tapa webcams tiver mais do que 0.1mm de espessura.

Tem um MacBook e tapa a webcam? É a pior ideia de sempre!

“Se fechar o seu Mac com o sistema de tapar a câmara instalado, poderá danificar o painel porque a folga entre o ecrã e o teclado foi pensada para ser a mínima possível”, afirmou a Apple num documento de suporte.

“A cobertura da câmera embutida também pode interferir no sensor de luz ambiente e impedir que funcionalidades o como brilho automático e True Tone funcionem.”

Os clientes são aconselhados a usar a luz indicadora da câmara para verem se a câmera FaceTime HD do MacBook está ativa ou escolherem quais as aplicações que a podem usar nas Preferências do Sistema.

MacBook webcam
Fonte: Reddit

A Apple diz que as Webcams foram desenvolvidas para não serem ativadas se a luz indicadora da câmara não acender. Tudo para proteger a privacidade dos utilizadores. Para além disso, no macOS Mojave ou posterior, instalado no MacBook, os utilizadores devem conceder permissão em primeiro lugar às aplicações que desejam usar a webcam FaceTime HD. Ou seja, não ha mínima hipótese da câmara estar a funcionar mas a luz não acender.

Ainda assim, se tiver mesmo de tapar a câmara, pelo menos no trabalho, então a Apple tem algumas recomendações.

Verifique se a tampa da câmara não é mais grossa do que um pedaço médio de papel de impressora (0,1 mm).
Evite usar uma tampa da câmara que deixe resíduos de adesivo.
Se instalar uma tampa com espessura superior a 0,1 mm, remova-a antes de fechar o computador.

Os utilizadores têm vindo a relatar ecrãs partidos devido aos sistemas de cobertura da webcam e de facto se pudermos evitar isto, é boa ideia!

Se não quer usar uma tampa mas se ainda assim acha que os sistemas de proteção da Apple não são suficientes há outra solução. Pode instalar uma app que ajuda a bloquear o acesso, tanto à webcam como ao microfone do seu Mac. Pode encontrá-la aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também