Faltam cerca de duas semanas para a Apple revelar a nova linha de Mac com processadores M4. Com ela teremos atualizações para o iMac, Macbook Pro e Mac mini. Mas oq ue podemos esperar ao nível de novidades? Graças ao conhecido jornalista Mark Gurman da Bloomberg e à sua newsletter já sabemos algumas coisas e todas elas são interessantes prometendo trazer novos clientes para a marca da maçã.
16 GB de RAM de série
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, é provável que a Apple comece a fornecer pelo menos 16 GB de RAM nos novos Macs M4. Isto até mesmo no novo MacBook Pro de 14 polegadas. Claro que estarão também incluídos o novo Mac mini e o novo iMac.
A Apple tem vindo a fornecer 8GB de RAM nos seus modelos básicos de Macs nos últimos 8 anos. Assim é sem dúvida uma boa alteração. É que a Apple Intelligence consome mais memória nos nossos dispositivos.
Novo design no Mac Mini
O próximo Mac mini da Apple será a maior remodelação nos 14 anos de história deste computador. Logo à partida vai ficar muito mais pequeno. De facto, até se fala de um dispositivo com o tamanho da Apple TV. No processo, é provável que também perca o suporte para USB-A, embora deva ganhar algumas portas USB-C adicionais para o compensar. Terá também portas na parte da frente, semelhantes às do Mac Studio.
Rato, teclado e trackpad USB-C
Os rumores apontam para a existência de um novo iMac este mês, o que abre a porta à possibilidade de a Apple finalmente renovar todos os acessórios Magic. Dado o facto de a Apple ter de cumprir a obrigação USB-C da União Europeia até ao final deste ano, é quase certo que veremos o adeus à porta lightning nos acessórios de secretária da Apple com a atualização do novo M4 iMac.
Space Black no MacBook Pro mais barato
Atualmente, a cor Space Black é exclusiva dos MacBook Pros M3 Pro e M3 Max topo de gama e não está disponível no modelo base M3 MacBook Pro. Infelizmente, esse computador continua a ser fornecido em space gray. Embora isto possa parecer uma escolha deliberada, poderá ser apenas uma questão de conveniência.
No ano passado, quando o novo M3 MacBook Pro foi lançado, descobriu-se que estava a correr o macOS Ventura de imediato, em vez do mais recente macOS Sonoma. Isto pode não parecer muito, mas os MacBook Pros M3 Pro e M3 Max tinham de facto o macOS Sonoma.
O facto de o modelo básico M3 correr o Ventura pode sugerir que os MacBooks estavam prontos para serem lançados mais cedo do que os modelos topo de gama, mas a Apple simplesmente não os lançou. Isso poderia explicar por que o modelo básico ainda vem com a cor cinza espacial mais antiga, em vez de ser consistente. Vamos então esperar para ficar a conhecer o Mac com processador M4.
Novos chips M4 Pro e M4 Max
Embora já tenhamos visto o modelo básico do chip M4 estrear no iPad Pro em maio, ainda não vimos os chips mais sofisticados da Apple, o M4 Pro e o M4 Max. Estes chips deverão estrear-se pela primeira vez nos novos MacBook Pros topo de gama no final deste mês.
Não temos fugas de informação concretas sobre os chips M4 Pro e Max, para além do facto de deverem ser baseados no processo de 3nm mais eficiente da TSMC, partilhado pelos chips A18 e M4. Serão mais rápidos, como é habitual, embora não haja qualquer informação sobre o número de núcleos até ao momento.
Wi-Fi 7
É provável que a Apple suporte a norma Wi-Fi 7 nos próximos Macs M4, tal como aconteceu com a gama iPhone 16.
O Wi-Fi 7 suporta velocidades até 46 Gbps, o que é cinco vezes mais rápido do que os 9 Gbps do Wi-Fi 6E. O Wi-Fi 7 também opera em canais de 320 MHz e suporta a banda de 6 GHz, reduzindo amplamente a interferência e o congestionamento do sinal.
Olhando para esta lista são sem dúvida novidades muito interessantes que vão chegar à gama Mac com processador M4.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!