A Inteligência Artificial é a grande novidade do mundo da tecnologia, e vai muito provavelmente continuar a ser uma das coisas mais interessantes ao longo dos próximos anos, devido à evolução da tecnologia que lhe dá vida, e claro, a melhoria da implementação da mesma em tudo o que são aparelhos críticos para o nosso dia-a-dia.
Ainda assim, seria de esperar que a IA num computador fosse sempre um pouco mais poderosa face à IA presente num smartphone. Afinal de contas, apesar da grande evolução do hardware que dá vida aos smartphones atuais, a realidade é que um computador portátil tem mais espaço para componentes mais poderosos, que podem consumir mais energia, e podem também libertar mais calor.
Porém, ao que tudo indica, o SoC Apple A18 que vai dar vida aos novos iPhone 16 vai ser superior ao atual SoC M4 do iPad Pro e futuros MacBook Pro.
iPhone vai ter melhor IA que o iPad Pro ou MacBook Pro!
Portanto, caso não saiba, a performance pura e dura de um chip não determina as capacidades em IA de um qualquer aparelho computacional. Está tudo dependente no NPU, e claro, da implementação da tecnologia por parte da fabricante.
Dito tudo isto, ao que tudo indica, a capacidade do NPU do novo A18 Pro vai ser superior à capacidade neural do atual SoC M4 que dá vida aos iPad Pro recentemente lançados, e vai também dar vida a toda uma nova geração de portáteis MacBook. Isto é importante, porque caso não saiba, o SoC M4 é um chip estupendo para IA, ao oferecer 38 TOPS. Um valor muito perto daquilo que os novos portáteis Copilot+ são capazes de oferecer, a consumir menos, e em aparelhos bastante mais finos.
A estratégia da Apple vai mudar com os novos processadores para o iPhone 16!
Talvez mais interessante que os rumores a mencionar um Apple A18 mais poderoso que o M4 em IA, é o facto de a Apple estar pronta a mudar a sua estratégia de foco na eficiência energética, para apresentar uma gama de smartphones iPhone focada na performance, tanto em IA, como na computação pura e dura. Aliás, o mesmo rumor indica que os chips vão ser significativamente maiores, de forma a apresentar uma capacidade de processamento incrível em todos os campos.
Esta estratégia deverá voltar a mudar em 2025 quando a TSMC tiver o seu processo de 2nm pronto para a Apple. Mas, enquanto isso não acontece, a Apple não se importa de trocar autonomia de bateria por maiores níveis de desempenho nos seus smartphones.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? A IA é assim tão importante? Ou há coisas mais importantes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!