iPhone vai ter melhor IA que o iPad Pro ou MacBook Pro!

A Inteligência Artificial é a grande novidade do mundo da tecnologia, e vai muito provavelmente continuar a ser uma das coisas mais interessantes ao longo dos próximos anos, devido à evolução da tecnologia que lhe dá vida, e claro, a melhoria da implementação da mesma em tudo o que são aparelhos críticos para o nosso dia-a-dia.

Ainda assim, seria de esperar que a IA num computador fosse sempre um pouco mais poderosa face à IA presente num smartphone. Afinal de contas, apesar da grande evolução do hardware que dá vida aos smartphones atuais, a realidade é que um computador portátil tem mais espaço para componentes mais poderosos, que podem consumir mais energia, e podem também libertar mais calor.

Porém, ao que tudo indica, o SoC Apple A18 que vai dar vida aos novos iPhone 16 vai ser superior ao atual SoC M4 do iPad Pro e futuros MacBook Pro.

iPhone vai ter melhor IA que o iPad Pro ou MacBook Pro!

iPhone mais fino

Portanto, caso não saiba, a performance pura e dura de um chip não determina as capacidades em IA de um qualquer aparelho computacional. Está tudo dependente no NPU, e claro, da implementação da tecnologia por parte da fabricante.

Dito tudo isto, ao que tudo indica, a capacidade do NPU do novo A18 Pro vai ser superior à capacidade neural do atual SoC M4 que dá vida aos iPad Pro recentemente lançados, e vai também dar vida a toda uma nova geração de portáteis MacBook. Isto é importante, porque caso não saiba, o SoC M4 é um chip estupendo para IA, ao oferecer 38 TOPS. Um valor muito perto daquilo que os novos portáteis Copilot+ são capazes  de oferecer, a consumir menos, e em aparelhos bastante mais finos.

A estratégia da Apple vai mudar com os novos processadores para o iPhone 16!

Talvez mais interessante que os rumores a mencionar um Apple A18 mais poderoso que o M4 em IA, é o facto de a Apple estar pronta a mudar a sua estratégia de foco na eficiência energética, para apresentar uma gama de smartphones iPhone focada na performance, tanto em IA, como na computação pura e dura. Aliás, o mesmo rumor indica que os chips vão ser significativamente maiores, de forma a apresentar uma capacidade de processamento incrível em todos os campos.

Esta estratégia deverá voltar a mudar em 2025 quando a TSMC tiver o seu processo de 2nm pronto para a Apple. Mas, enquanto isso não acontece, a Apple não se importa de trocar autonomia de bateria por maiores níveis de desempenho nos seus smartphones.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? A IA é assim tão importante? Ou há coisas mais importantes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Netflix é completamente contra descontos no streaming

Quanto a si não sei, mas cá por casa, pago Netflix, HBO Max, Spotify, Prime, Disney+ e PS Plus! Uma despesa mensal considerável, que...

Tem mesmo de conhecer este truque no Google Maps!

Nos seus esforços para ir do ponto A ao ponto B utilizando o Google Maps, irá ocasionalmente querer encontrar algo. Assim pode ser uma...

Luz do motor acende e não fica estática! Sabe porquê?

Está a conduzir tranquilamente quando, de repente, o painel de instrumentos se ilumina com uma luz do motor que não fica estática. Pode ignorá-la...

Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar

A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados