Os novos MacBook Pro já são uma realidade, trazendo consigo as versões realmente Pro do agora ‘velhinho’ SoC M1, que tanto deu que falar no ano passado.
Mas sabe que tipo de performance é esta? É que segundo uma nova comparação, no caso do M1 Max, estamos a falar de um chip 4x mais poderoso relativamente ao M1, no campo da performance gráfica, conseguindo meter a PlayStation 5, a consola de nova geração da Sony, no bolso!
O novo M1 Max da Apple é (bem) mais poderoso que a PS5!
Portanto, já temos acesso aos teraflops que o M1 Max é capaz de oferecer, com o SoC a ser capaz de ultrapassar aquilo que a AMD e a Sony trouxeram para cima da mesa com a PS5.
Afinal de contas, o SoC ARM da Apple é capaz de oferecer 10.4 Teraflops de performance gráfica, um valor um pouco mais alto que os 10.28 TFLOPs da PS5. Curiosamente, este SoC é também 4x mais rápido que o M1 do ano passado! Que por sua vez, apenas chegava aos 2.6 TFLOPs.
No entanto, lá pelo M1 Max ser mais poderoso que a PS5 em força bruta, isso não significa que fique à sua frente noutras vertentes.
Afinal de contas, na parte da largura de banda para a memória, a PS5 chega aos 448GB/s, enquanto o M1 Max fica pelos 400GB/s. E atenção, estes 400GB/s são a marca do M1 Max mais poderoso, com 64GB de RAM unificada, este número pode ser mais baixou nas outras versões.
Bem mais poderoso? Não é verdade pois não?
Bem… Este nível de performance, num SoC tão pequeno, e com tão pouco cooling… É simplesmente extraordinário.
Caso não se lembre, para a Sony chegar a este nível de performance, teve problemas sérios com a refrigeração dentro da consola. Aliás, até chegou a adiar a apresentação no ano passado, enquanto chegava a uma solução eficiente em termos de performance, e de preço.
Mas lá está, o MacBook Pro mais barato, com o M1 Max custa quase 4000€.