Luz de aviso do ABS acesa? Estas são as razões!

Parar o seu carro rapidamente pode ser complicado, especialmente quando a superfície da estrada é escorregadia. Felizmente, o sistema de travagem antibloqueio (ABS) dá-lhe uma ajuda nesse sentido. Mas, como qualquer outro sistema, não é infalível e, por vezes, pode correr mal. Assim estas são as razões mais comuns para a luz de aviso do ABS acesa.

Luz de aviso do ABS acesa? Estas são as razões!

Como é que o ABS funciona?

O sistema de travagem antibloqueio permite ao condutor manter o controlo do veículo quando trava em condições de baixa aderência.

Os sensores detectam se uma roda está prestes a bloquear quando os travões se ativam. Em seguida, as válvulas hidráulicas, responsáveis pela regulação da pressão no sistema de travagem, são libertadas para reduzir ligeiramente a pressão de travagem e evitar o bloqueio. Como resultado, o condutor pode manter o controlo da direção, o que normalmente seria impedido por rodas bloqueadas.

Disc brake of the vehicle for repair, in process of new tire replacement. Car brake repairing in garage.Suspension of car for maintenance brakes and shock absorber systems.Close up.

O ABS chegou como uma caraterística de segurança em todos os automóveis novos a partir da década de 1970 e, em 2004, passou a ser obrigatório por lei para todos os veículos novos.

Problemas comuns do ABS

O ABS é geralmente fiável, embora possa falhar por várias razões. Quando isto acontece, o seu automóvel avisa-o de um problema através da luz de aviso do ABS no painel de instrumentos. No entanto, é difícil identificar a causa do problema porque existem várias explicações possíveis.

A única forma segura de saber a causa exata do problema é através da inspeção do veículo por um mecânico qualificado.

Os sensores ABS encontram-se nos travões do seu automóvel. Com o tempo, pode acumular-se sujidade e fuligem da superfície da estrada. Quando isto acontece, os sensores acabam por funcionar mal e enviam-se códigos de erro para o computador central, accionando a luz de aviso do ABS.

barulho nos travões

Por vezes, pode resolver este problema limpando os sensores. No entanto, pode ter de os substituir se o problema não se puder resolver.

Assim quando liga o seu automóvel, a luz do ABS acende-se por breves instantes para se certificar de que o sistema está a funcionar, antes de se desligar novamente. Se a luz do ABS se acender em qualquer outro momento, pode indicar um problema no computador ou uma avaria no sistema. Muitas vezes, um curto-circuito elétrico pode ser o culpado por detrás deste problema, o que faria com que a luz do ABS se ligasse e desligasse.

Cablagem defeituosa

Entretanto a cablagem que controla o ABS é vulnerável ao desgaste ao longo do tempo. Quando fica danificada, a luz de aviso do painel de instrumentos pode-se accionar, ou todo o ABS se pode desativar, o que é perigoso se o seu veículo derrapar.

Mau funcionamento do controlador do ABS

O controlador do ABS monitoriza a velocidade das suas rodas e a rapidez com que o automóvel se está a mover. Pode acionar o ABS para impedir a derrapagem do seu veículo. Se o controlador não funcionar corretamente, o sistema de bloqueio anti-bloqueio dos travões falhará e a sua luz avisadora do ABS acender-se-á.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados