O Facebook disponibilizou a um grupo seleccionado de empresas o acesso ao registo dos seus utilizadores, incluindo a lista de amigos.
O Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com estas campanhas, relatou que estas empresas mantiveram o acesso a esses dados mesmo depois dos acordos terem terminado.
Além da lista de amigos, as informações partilhadas incluíam o número de telefone dos amigos de um utilizador, bem como dados métricos que permitiam revelar o grau de proximidade entre um utilizador e os seus amigos.
Nas empresas que receberam acesso a esses dados estão incluídos anunciantes e outras organizações que têm negócios significativos com este gigante das redes sociais.
Estas ofertas estavam no topo das parcerias do Facebook com dezenas de fabricantes de equipamentos e gigantes da tecnologia, incluindo Samsung, BlackBerry, Apple, Amazon e Microsoft, que recebiam vários dados de utilizadores do Facebook há pelo menos dez anos.
Outro aspeto grave, como se a cedência de todos os nossos dados já não o fosse, foi que estas parcerias aparentemente quebraram o acordo de privacidade do Facebook com a Federal Trade Commission dos Estados Unidos em 2011, o que impede a empresa de partilhar os dados dos utilizadores com terceiros sem pedir o consentimento explícito dos indivíduos em particular.
Importa salientar que algumas empresas até conseguiram obter informações pessoais de utilizadores que optaram especificamente por não participar no programa de partilha de dados, segundo informações avançadas pelo The New York Times.
Na última revelação, os responsáveis do Facebook confirmaram os acordos com um subconjunto de empresas, acrescentando que o objetivo era melhorar a experiência dos utilizadores na sua plataforma social, testar novas funcionalidades e fechar os acordos de partilha de informações com parceiros específicos.
É caso para dizer que não existem almoços grátis. É verdade que o Facebook é uma plataforma não paga que nos permite estar em contacto com os nossos amigos. Mas a que custo?
Veja os cinco maiores erros que pode fazer no Facebook.