O líquido vermelho num bife mal passado não é sangue! Sabia?

Os especialistas desvendaram um dos equívocos alimentares mais comuns no mundo da carne. A presença de líquido vermelho num bife mal passado pode ser bastante desagradável para a maioria das pessoas, mas a maioria dos conhecedores concorda que esta é a melhor forma de o comer. No entanto, muitos pensam que se trata de sangue. A verdade está bem longe disso!

O líquido vermelho num bife mal passado não é sangue! Sabia?

Em declarações ao Business Insider, o chefe Wade Wiestling, do restaurante americano Mastro’s Steakhouse, explicou que uma cozedura excessiva deixará invariavelmente um “bife menos saboroso e mais seco”, enquanto o chefe Laurent Tourondel, do BLT Steak, concordou, afirmando que pedir um bife mal passado é a melhor forma de manter todo o sabor natural que associamos aos cortes de carne de primeira qualidade.

Dario Cecchini, que ficou famoso no Chef’s Table, também opta por bifes mal passados ou médios no seu restaurante em Panzano In Chianti.

E não só sabe melhor, como também há benefícios para a saúde em comer bife mal passado!

Comer um bife mal passado dá ao seu corpo uma sacudidela direta de ferro e fósforo, que são úteis para prevenir a fadiga.

Se comer um bife mal passado com moderação, o ferro da carne aumenta o oxigénio no seu sangue e o fósforo dá força aos seus ossos.

Por outro lado, o consumo de carne mal passada/ bem passada associa-se à hipertensão arterial.

Mas se o líquido “sangrento” o está a dissuadir de a comer, não tenha medo, o líquido que vê no prato não é sangue de todo.

O sangue é removido durante o processo de abate e, depois disso, resta muito pouco sangue no tecido muscular.

O líquido vermelho é água misturada com uma proteína chamada mioglobina, que pode ter uma tonalidade cor-de-rosa.

Curiosamente, a mioglobina é o que separa a carne branca da carne vermelha. Quanto mais células de mioglobina, mais vermelha é a carne.

A maioria dos mamíferos tem uma quantidade elevada de mioglobina. É a chamada de carne vermelha. Os animais com um baixo nível de mioglobina são considerados carne branca, ou seja, animais como aves ou marisco.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.