É inegável que o formato físico para a distribuição de filmes e séries está hoje em dia pela hora da morte, sendo exatamente por isso que muitas lojas até já desistiram da ideia de ter um espaço reservado para este tipo de conteúdo multimédia. Curiosamente, isto é algo que também vai acontecer com os jogos nos próximos anos.
Porém, enquanto a diferença é inexistente entre o formato físico de um jogo e um qualquer download a partir dos servidores da plataforma da sua preferência, o mesmo não pode ser dito acerca de um filme ou série em alta definição.
Sendo exatamente por isso que ainda há quem defenda que o Blu-Ray é a melhor forma de consumir séries e filmes! Faz ideia do porquê?
Streaming vs Blu-Ray: Qual é a melhor forma de ver conteúdo!?
Portanto, como a tecnologia Blu-Ray é hoje em dia um pouco antiga ao ter sido originalmente lançada em 2006, a grande maioria dos consumidores nem se lembra que esta existe, nem quais são as grandes vantagens desta tecnologia face ao streaming.
Mas, com o equipamento certo, a verdade é que o Blu-Ray ainda é a melhor forma de aproveitar cinema em casa na sua qualidade máxima.
Melhor no quê? Vamos tentar perceber, graças a um teste da TechRadar!
Portanto, segundo os testes feitos pelo site focado na tecnologia e testes daquilo que é mais recente e entusiasmante no mundo da tecnologia, o Blu-Ray consegue oferecer uma qualidade de imagem um pouco superior ao mundo do streaming, apesar de não ser algo muito significativo. Curiosamente, a grande diferença está no áudio!
No mundo do streaming, em que é preciso lidar com milhares de servidores, bem como com ligações à Internet por parte dos utilizadores que nem sempre são incríveis… É ainda necessário fazer alguns compromissos na largura de banda.
Por isso, apesar da grande evolução dos sistemas de distribuição das grandes plataformas de streaming do mercado, e consequentemente já ser possível ter uma qualidade de imagem comparável entre o streaming e o Blu-Ray FHD ou 4K, a realidade é que na parte do áudio o velho Blu-Ray ainda leva a taça para casa.
Poder, imersão e consistência… É tudo superior no lado do Blu-Ray. Mas, vamos ser muito honestos! Apesar das vantagens do formato físico, é inegável que ninguém vai comprar leitores, ou comprar filmes e séries em formatos físicos.
Hoje em dia temos tudo à distância de um botão no comando da nossa TV! Ou seja, ninguém vai trocar a conveniência por qualidade pura e dura.