É assim que tem de limpar o colchão para acabar com alergias!

As alergias não são apenas difíceis de lidar durante o dia, mas também podem afetar a qualidade do nosso sono. Quer seja devido a uma elevada contagem de pólen, à acumulação de ácaros ou à presença de pelo de animais domésticos, estes alérgenos comuns podem instalar-se na superfície do nosso colchão, fazendo com que os inspiremos durante toda a noite. Isto pode resultar numa série de sintomas, incluindo nariz entupido, tosse com cócegas, bem como o agravamento de problemas respiratórios como a asma. Assim vamos dizer-lhe como limpar o colchão de forma a acabar com energias.

É assim que tem de limpar o colchão para acabar com alergias!

O que são alérgenos e como vão parar ao seu colchão?

Os alérgenos são um tipo de antigénio que provoca uma reação alérgica em algumas pessoas. Estes alergénios podem ter origem numa série de coisas, incluindo pólen, pó, pelo de animais domésticos ou esporos de bolor.

Para algumas pessoas, os sintomas podem ser imperceptíveis ou ligeiros. No entanto, para outros, os sintomas de alergia incluem corrimento nasal, espirros, tosse, comichão na pele e nos olhos, bem como dores de estômago. Entretanto as reações alérgicas aos ácaros podem desencadear ataques de asma.

Como é que os alergénios vão parar ao seu colchão? As alergias deslocam-se pelo ar e instalam-se no colchão. Uma limpeza regular pode ajudar a manter os níveis de alergénios baixos, especialmente durante os meses de verão, quando os níveis de pólen são elevados…

Aspirar o colchão regularmente

Uma das formas mais rápidas e fáceis de remover os alergénios do colchão é aspirar o colchão regularmente. A aspiração remove os alergénios que se infiltraram nas fibras da sua cama. Não precisa de um aspirador especial para este efeito, basta um aspirador doméstico normal.

No entanto, a utilização de um aspirador com um filtro HEPA (partículas de ar de alta eficiência) fará uma grande diferença, uma vez que capta os alergénios e impede-os de circular no ar. Além disso, utilize o acessório para estofos, pois é mais higiénico do que utilizar os mesmos acessórios que foram utilizados no chão e também funciona melhor para manter a qualidade do tecido da sua cama.

Quando aspirar o seu colchão, passe sempre pelo menos duas vezes sobre a superfície para não perder nenhuma parte.

Lave os seus lençóis semanalmente

Para uma melhor qualidade de sono, procure lavar os seus lençóis semanalmente. Sem uma lavagem regular, os alérgenos podem penetrar profundamente nas camadas do colchão, onde serão mais difíceis de remover.

Quando lavar os seus lençóis, é melhor lavá-los a uma temperatura de 60 graus. Esta é a temperatura ideal para eliminar as bactérias e os ácaros que possam estar presentes. Se está preocupado em lavar os seus lençóis da forma correcta, siga o nosso guia passo a passo sobre os 7 erros a evitar ao lavar a roupa de cama para obter mais dicas e truques.

Deixe o seu colchão respirar

Se acorda de manhã e a primeira coisa que faz é arrumar a cama, então pare. Estudos mostram que fazer a cama pode criar um terreno fértil para as bactérias. Isto acontece porque os lençóis retêm a humidade que perdemos durante a noite. Isto cria o ambiente perfeito para os ácaros viverem e se alimentarem.

E o mesmo se aplica quando muda os lençóis. Em vez de colocar imediatamente lençóis novos, deixe o seu colchão respirar durante algum tempo. Abra as janelas para melhorar a ventilação e deixe os estores abertos, pois os raios UV da luz do dia proporcionam uma desinfeção natural. Não se esqueça de aspirar o colchão assim que estiver pronto para voltar a colocar os lençóis, para remover qualquer pólen que possa ter entrado enquanto estava a arejar o colchão.

Polvilhe com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio ajuda a manter o seu colchão limpo e fresco de várias formas, uma vez que absorve a humidade e desodoriza quaisquer odores que possam existir. E incorporar o bicarbonato de sódio na sua rotina de aspiração do colchão levará a manutenção do seu colchão a um nível totalmente novo.

O bicarbonato de sódio é também uma boa arma contra os ácaros que possam estar na sua cama. Pegue num pouco de bicarbonato de sódio, adicione algumas gotas de óleos essenciais e mexa. Uma dica importante é usar uma peneira de farinha para espalhar uniformemente o bicarbonato de sódio pela superfície do colchão. Deixe-o repousar durante algumas horas, embora quanto mais tempo o deixar melhor, e depois aspire-o.

Limpar a vapor

A limpeza a vapor é uma das formas mais eficazes de limpar profundamente o seu colchão. As pessoas que sofrem de alergias devem procurar limpar o colchão a vapor no início de cada nova estação. A limpeza a vapor utiliza vapor a alta temperatura para conseguir eliminar qualquer sujidade, alergénios, bolor e bactérias que tenham entrado no seu colchão. A limpeza a vapor é também uma boa forma de se livrar dos ácaros e dos percevejos, uma vez que nenhuma destas pragas tolera calor elevado. Pode utilizar um vaporizador de mão ou, se não tiver um desses, pode até limpar o colchão a vapor utilizando um ferro de engomar.

Para limpar o colchão a vapor de forma eficaz, coloque o seu aparelho de limpeza a vapor a uma temperatura elevada, entre 212 e 250 graus, e movimente-o lenta e uniformemente em torno da superfície. Segure o vaporizador cerca de 5 a 10 cm acima do colchão. Tente evitar jactos de vapor, uma vez que deve certificar-se de que a superfície está húmida e não molhada. Se achar que o colchão está a ficar demasiado molhado, basta levantar o vaporizador um pouco mais. Deixe sempre o colchão secar completamente antes de voltar a colocar a roupa de cama na cama.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados