Se tomar os comprimidos nesta posição eles atuam mais depressa!

Da próxima vez que tomar algum medicamento, deve certificar-se de que tem a postura correta para uma rápida absorção. A recomendação parte de uma investigação inovadora dos especialistas da Universidade Johns Hopkins. As conclusões do estudo, que foram publicadas na revista “Physics of Fluids“, analisam em profundidade a forma como a postura corporal afeta a velocidade a que os comprimidos são absorvidos no intestino e entram na corrente sanguínea para proporcionar alívio. Assim se tomar os comprimidos nesta posição eles atuam mais depressa!

Se tomar os comprimidos nesta posição eles atuam mais depressa!

A investigação combinou os conceitos da mecânica dos fluidos com a física e a biomecânica. Assim criou-se um modelo denominado StomachSim para oferecer uma compreensão realista da forma como os medicamentos (sob a forma de comprimidos) se deslocam no interior do trato gastrointestinal. O objetivo era claro. Estabelecer se existe uma ligação entre a postura corporal e a taxa de absorção de medicamentos. É amplamente aceite que os medicamentos só começam a fazer a sua magia no corpo depois de o seu conteúdo químico passar do estômago para os intestinos. Ou seja, é onde ocorre a absorção.

Se tomar os comprimidos nesta posição eles atuam mais depressa!

Quanto mais perto o medicamento aterrar na parte final do estômago (que se chama antro) e depois for despejado na parte inicial do intestino delgado (que é tecnicamente referido como duodeno), mais rapidamente os seus efeitos são observados no corpo. Isto é particularmente verdadeiro para os comprimidos de alívio rápido. A investigação mais recente estudou quatro posturas corporais comuns durante a toma de medicamentos.  Entretanto utilizando o modelo de simulação StomachSim, classificou a rapidez com que o medicamento é absorvido com base na posição do estômago dentro do corpo num determinado momento.

Qual é a melhor forma de tomar o seu medicamento?

Descobriu-se que se uma pessoa estiver deitada sobre o seu lado direito depois de tomar um comprimido, este cai na parte mais profunda do estômago e mais perto da abertura do intestino delgado. Em comparação com a posição vertical, deitar-se sobre o lado direito acelera o processo de dissolução e absorção do medicamento em 2,3 vezes. Isto de acordo com o estudo. Assim, se o seu comprimido para a dor de cabeça demorar 10 minutos a dissolver-se e a passar para o intestino delgado quando está deitado sobre o lado direito, demoraria 23 minutos a fazê-lo se o tomasse de pé.

Se estiver deitado sobre o seu lado esquerdo, classificado como a pior postura, a via de dissolução do medicamento é a mais lenta. Como tal acontece 10 vezes mais devagar em comparação com a postura direita. Também pode ser uma surpresa o facto de a postura de pé e a postura deitada de costas serem igualmente eficazes. Os resultados são de importância crucial. Isto especialmente para as pessoas que sofrem de doenças do estômago que abrandam o processo de dissolução e absorção dos medicamentos.

O mesmo se aplica às pessoas idosas ou às pessoas confinadas às suas camas com movimentos corporais limitados. Salientando a importância de uma postura correta durante a ingestão de medicamentos, o autor principal do artigo, Rajat Mittal, observa que “a postura em si tem um impacto tão grande que é equivalente ao facto de o estômago de alguém ter uma disfunção muito significativa no que diz respeito à dissolução do comprimido”. A equipa planeia agora estudar o impacto da postura corporal na digestão dos alimentos.

É realmente algo muito curioso mas verdadeiro. Agora já sabe a melhor postura para que os comprimidos se absorvam mais depressa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.