Limitador de velocidade obrigatório nos carros novos. E agora?

Caso não saiba, o ‘afamado’ Limitador de Velocidade, também conhecido como “Assistente Inteligente de Velocidade”, vai mesmo ser uma realidade no mundo automóvel Europeu.

É um dos sistemas que mais controvérsia tem trazido para cima da mesa, dentro da União Europeia. Que claro está, apesar do facto de já ser uma realidade, ainda vai dar muito que falar.

Mas calma! Ainda não vai ser muito exigente.

Limitador de velocidade obrigatório nos carros novos. E agora?

Portanto, o limitador de velocidade vai começar a ser obrigatório em todos os automóveis introduzidos no mercado a partir do dia 6 de Julho de 2022. Isto numa primeira fase! Visto que a partir de 2024, todos os modelos em comercialização vão ter de ter o sistema instalado, qualquer que seja o seu ano de lançamento original.

Obrigatório… Mas pode desligar!

Pelo menos por enquanto, o Assistente Inteligente de Velocidade pode ser desligado! Tal e qual como pode desligar os atuais limitadores de velocidade, ou outras funcionalidades de segurança como o ‘Lane Assist’.

No entanto, a funcionalidade irá sempre aparecer ligada, quando ligar o seu automóvel.

Como funciona o limitador?

Vai ter como base os dados GPS, bem como o uso de uma câmera frontal capaz de reconhecer sinais de trânsito. Para sua vez mudar o limite de velocidade, de forma dinâmica. O veículo irá assim alertar o condutor que está a circular em excesso de velocidade. Sim, alertar! Afinal, ao contrário do que era pretendido na fórmula original… O sistema não vai realmente limitar a velocidade.

Entretanto, vamos ter 4 tipos de alerta, que cada marca poderá escolher.

  • Aviso através de vibração,
  • Aviso Acústico,
  • Feedback tátil no acelerador;
  • Função de controlo de velocidade

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É uma boa medida? Ou vai ser um exercício em inutilidade? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Apple acha que o capacete VR vai envergonhar o iPhone!

Esta não é a primeira vez que ouvimos dizer...

YouTube Music facilita voltarmos a ouvir algumas músicas

Grande parte do sucesso das plataformas de streaming deve-se...

Google Maps: saiba o que representam todas as cores

As cores no Google Maps têm significados diferentes e...

Como enviar mensagens SMS a partir do computador

Na correria do dia-a-dia todos os segundos contam e...

Intel Pentium 5: Esteve prestes a ser uma realidade!

Ainda se lembra do tempo dos processadores Pentium da...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.