Ligue-se a nós

Ciência

Lesma paralisa homem durante 8 anos e acaba por o matar

Bruno Fonseca

Publicado a

Se já assistiu aos famosos programas de sobrevivência que passam com alguma frequência no Discovery e noutros canais do género, então sabe que as pessoas são capazes de comer as coisas mais estranhas quando necessitam de sobreviver. Isto significa mastigar todo os tipos de criaturas desagradáveis. No entanto, a morte de um jovem na Austrália é um enorme reminder. Comer criaturas rastejantes, como uma lesma, pode acabar em desastre.

Uma vida que muda em segundos

Sam Ballard, um jogador de rugby que tinha ido tomar um copo com amigos, viu a sua vida mudar quando uma pequena lesma apareceu perto de onde estava sentado. Os amigos insistiram que Ballard comesse o animal, numa espécie de desafio. Ele aceitou, pensando que o pior que poderia acontecer era uma dor de estômago. Oito anos depois,está morto.

Tudo começou por uma dor extrema nas pernas

Tudo o que aconteceu a este jovem é muito complicado e de facto quase custa a acreditar. No entanto, é tudo verdade. Pouco depois de comer o molusco ele começou a sentir-se mal. A questão não foi propriamente o estômago, mas sim uma dor extrema nas perna. Neste caso em particular, os médicos ficaram perplexos com a causa.

Eventualmente, os médicos descobriram que ele foi brindado com um parasita desagradável que a maioria das pessoas nunca ouviram falar. Esta ameaça com o nome técnico de Angiostrongylus cantonensis está normalmente presente em roedores. O parasita entrou para o cérebro de Ballard, destruindo lentamente o seu hospedeiro que não podia fazer nada para o parar. As suas habilidades motoras degradaram-se rapidamente e ele ficou confinado a uma cadeira de rodas, incapaz de ir à casa de banho ou até mesmo de comer sozinho.

Sete anos em coma

Ele entrou em coma sete anos depois do incidente com a lesma…Com a infeção a meter um ponto final na sua vida na semana passada. A sua mãe, que era a sua cuidadora principal, tinha esperança de que ele fosse recuperar. Mas infelizmente, não havia nada que pudesse ser feito para impedir a progressão do parasita.

O parasita, conforme referimos, é frequentemente encontrado em ratos, mas pode ser transmitido a insetos como lesmas e caracóis se eles entrarem em contato com as fezes dos roedores. Assim, isto parece ser o que aconteceu no caso de Ballard.

Em suma, é de facto uma história trágica, sendo que a vítima nunca teria imaginado os problemas que comer a lesma iria trazer.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Fora da Caixa25 mins atrás

É o fim para as brincadeiras e desafios virais no YouTube

Existem brincadeiras e desafios que vão longe demais. O desafio da canela é um desses exemplos. É má ideia e...

Jogos1 hora atrás

Analista afirma que a PS5 e Xbox Scarlet vão ser anunciadas na E3 2020

Agora que as atuais PlayStation 4 e Xbox One estão prestes a chegar ao fim do seu ciclo de vida,...

Android2 horas atrás

Snapdragon 855 vai ser 74% mais rápido que o seu antecessor!?

Já chegámos ao ano de 2019, e assim, já estamos de braços abertos, à espera da grande vaga de smartphones...

Hardware3 horas atrás

GTX 1660 Ti deverá ser significativamente mais lenta que a RTX 2060

O nome ainda não está 100% confirmado, no entanto, o site VideoCardz ficou a saber por um parceiro da NVIDIA,...

Hardware4 horas atrás

Parece que a AMD só tem um stock de 5000 unidades da Radeon VII

Na semana passada, a AMD lançou a sua nova placa gráfica ‘Topo-de-Gama‘, a Radeon VII, na CES 2019! Uma placa...

Android5 horas atrás

O verdadeiro HD chegou ao Huawei P20 Pro e Mate 20 Pro

Acabou de chegar à Internet uma boa notícia para quem tem um Huawei P20 Pro ou o Mate 20 Pro...

Android6 horas atrás

Motorola RAZR vai voltar na forma de um smartphone dobrável

Parece que o lendário Motorola RAZR está prestes a voltar, com uma cara completamente renovada, tecnologias inovadores e claro… Um...

Jogos7 horas atrás

Novidades do Remake de Final Fantasy VII chegaram à Internet!

Final Fantasy VII é provavelmente um dos jogos mais marcantes de sempre, pelo menos da geração dos anos 90, visto...