Lei de Moore ‘morreu’? Não! A Intel tem grandes planos!

Caso não saiba, a Lei de Moore afirma que no mundo da tecnologia, a densidade de transístores dentro de um microchip, duplica de 24 em 24 meses. É uma lei que não tem qualquer base nas leis da física, mas sim na observação e projeção de uma tendência histórica.

No entanto, é uma “lei” que está a “morrer” há vários anos… Mas… Ao que tudo indica, vai ganhar agora uma nova vida. Mas vamos por partes.

- Advertisement -

Lei de Moore ‘morreu’? Não! A Intel tem grandes planos!

Foveros Direct: Advanced Packaging Technology to Continue Moore’s Law

Portanto, na IEDM 2021, a Intel veio a público com vários anúncios, que por sua vez, vão dar uma nova vida à Lei de Moore, levando-a muito além do ano de 2025. Como? Bem, muitas inovações, em vários campos, como novos tipos de transístores, novos avanços na física quântica, etc…

Isto deverá resultar numa melhoria de mais de 10x na densidade da interconexão, 30~50% de melhoria no escalonamento de transístores, e ainda melhorias muito interessantes na gestão de energia e implementação de novos tipos de memória. Tudo isto, é quase uma revolução na computação!

Além dos avanços, isto também demonstra que a Intel está mesmo focada no futuro, tentando o tudo por tudo para ultrapassar os últimos anos de dificuldades, que viram a gigante azul a ficar atrás da velha rival AMD. Em suma, estamos a olhar para uma nova e renovada Intel, que vai fazer o tudo por tudo para voltar ao seu poleiro!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o que a Intel tem para oferecer? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Por falar em lei, procura informações sobre bases de dados jurídicas? Encontra aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.