(Leak) Especificações das novas placas NVIDIA Ampere! (RTX 3000)

Num novo ‘set’ de rumores e leaks, parece que temos muitas novidades acerca daquilo que a NVIDIA está a preparar para o mercado de placas gráficas, para ‘calar’ a rival AMD Radeon de uma vez por todas.

(Leak) Especificações das novas placas NVIDIA Ampere!

NVIDIA GeForce

- Publicidade -

Portanto, parece que o GPU Ampere topo de gama irá ter o tamanho massivo de 826mm². O que na verdade nos faz pensar que se calhar a NVIDIA não vai mudar para o processo de 7nm EUV da Samsung. É uma die demasiado grande para isso… Ou seja, é muito provável que a próxima geração seja baseada no atual 12NFF, que está muito provavelmente na sua fase mais madura de sempre.

Ainda assim, não punha a hipótese dos 7nm completamente fora de cena! Afinal de contas, todos os ‘leaks’ têm trazido esse processo para cima da mesa. E na verdade, não é assim tão impossível ter uma die deste tamanho em 2020. Até porque GPUs enormes é a imagem de marca da NVIDIA, que sempre adorou levar a performance e eficiência ao limite em todos os processos que utilizou até aqui.

Uma coisa é certa… Um GPU desta magnitude irá meter no bolso qualquer coisa que a AMD tenha para oferecer!

Dito isto, parece que a NVIDIA duplicou a performance do Ray-Tracing, ao mesmo tempo que re-desenhou os núcleos Tensor da arquitetura. O que faz todo o sentido, tendo em conta que os núcleos RTX da arquitetura Turing não ocupavam assim tanto espaço no chip. (Sendo basicamente um beta test para o futuro).

Eis a lista de melhorias na nova arquitetura Ampere:

  • Unidades INT32 é a mesma
  • Dobro das unidades FP32 (Em proporção aos shaders)
  • Cache L1 melhorada
  • Grandes melhorias no Ray Tracing

NVIDIA RTX 3080 Ti irá contar com 60 SMs e 10/20GB de memória num bus de 320-bit

Além das notícias acerca da arquitetura, temos ainda algumas novidades acerca dos GPUs GA103 e GA104, que deverão dar vida a algumas das placas gráficas mais poderosas da nova geração. (Provavelmente as novas RTX 3080 Ti e RTX 3080)

Dito isto, 60 SMs equivalem a 7680 núcleos CUDA (tendo em conta o redesign da arquitetura). O que em comparação aos 4608 núcleos CUDA da RTX 2080 Ti… É um aumento brutal!

Aliás, estamos a olhar para um aumento de performance na ordem dos 50%! 


(Leak) Especificações das novas placas NVIDIA Ampere! (RTX 3000) – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.