Lançado o alerta máximo: WhatsApp não é uma plataforma segura!

Foi lançado o alerta para os utilizadores do WhatsApp, sobretudo devido a um novo esquema que pode estar a tentar roubar os nossos dados. A propósito disto, Dmitry Bestuzhev, que é o responsável de investigação e análise da Kaspersky afirmou à publicação El Pais que o WhatsApp tem problemas de segurança e os utilizadores não devem partilhar informações sensíveis nesta plataforma. Mesmo se acharem que estão seguros. É que na realidade podemos mesmo não estar.

Lançado o alerta máximo: WhatsApp não é uma plataforma segura!

Nas palavras deste responsável “é importante percebermos que o WhatsApp não é uma plataforma segura, embora muitos pensem o contrário”. Por esse motivo, o melhor mesmo é não partilharmos informações delicadas.

WhatsApp plataforma

“Muitas pessoas partilham informações sensíveis, e num curto espaço de tempo perdem controlo das suas contas.

O WhatsApp tem sido alvo de muitos esquemas e isto não é de estranhar. Afinal de contas é o serviço mais utilizado com cerca de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Se receber uma mensagem de um amigo ou de um familiar, vai olhar para ela com mais confiança. Ou seja quebramos logo metade das defesas. O problema é que esta mensagem que começou a circular não é comum e pode ser utilizada para que se apoderem dos seus dados. Primeiro recebe uma SMS com um código e um link. A seguir recebe uma mensagem de um amigo ou familiar a pedir o código que recebeu por SMS. Se o enviar fica sem a sua conta do WhatsApp. O esquema está mesmo muito bem feito.

Agora eventualmente vai pensar. Como é que conseguiram o nome de uma pessoa que está na lista dos meus contactos?

A resposta é simples. Porque essa pessoa já foi atacada e tinha-o a si na lista dela. Ou seja, isto é algo em cadeia que vai passando e roubando as contas pelo caminho.

WhatsApp plataforma

Como sabe para aceder ao WhatsApp não há um email ou uma password. O WhatsApp envia um código OTP para o seu telemóvel e é assim que identifica a sua identidade. Se outra pessoa tiver acesso a esse código vai poder ficar com a sua conta e enganar os contactos que lá estiverem, incluindo amigos e família.

Se receber alguma destas mensagens não entre em pânico. Simplesmente não responda. Entretanto ligue ao amigo que supostamente enviou esta mensagem (não por WhatsApp, mas por chamada normal) e avise-o disto. A seguir ative a autenticação de dois fatores para não ter qualquer problema, nem agora nem no futuro.

A melhor forma de garantir a segurança é ativar a autenticação de dois fatores

Felizmente há uma solução muito simples para este problema e que passa pela ativação da autenticação de dois fatores. Não só nos vai proteger isto, como vai impedir que no futuro andem a ver as nossas mensagens.

Dito isto, o que necessita de fazer é carregar nos três pontos no canto superior direito e escolher definições.

WhatsApp plataforma

Depois tem de ir a conta e posteriormente escolher verificação de dois passos. Aí deve carregar em Ativar.

WhatsApp plataforma

Depois terá de digitar o código PIN de seis dígitos. É pedido quando registar o seu número de telemóvel no WhatsApp. Depois terá de voltar a introduzir o código que escolher para confirmar.

Posteriormente será também necessário indicar um endereço de email para poder repor o seu PIN caso se esqueça dele.

WhatsApp plataforma

Depois de fazer esses passos a verificação de dois passos estará ativada.

WhatsApp plataforma

Assim, este é um pormenor importante e que poderá impedir que a nossa conta caia em mãos erradas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!