KELT-9b: conheça o planeta que derrete tudo!


Por em

Quando se trata de calor no nosso sistema solar, Mercúrio é o rei, pelo menos no que diz respeito aos planetas. De facto ninguém duraria mais do que alguns segundos na superfície de Mercúrio dados os 426 graus. No entanto e por surpreendente que pareça está temperatura é relativamente fria comparativamente ao exoplaneta distante KELT-9b.

O KELT-9b está localizado a cerca de 650 anos-luz de nosso Sistema Solar, e está em órbita da sua estrela denominado KELT-9 – a uma distância tão curta que conseguiu completar uma órbita em menos de dois dias terrestres. A Terra, como sabe, leva 365 dias para orbitar a nossa estrela. Esse relacionamento próximo torna o KELT-9b um lugar incrivelmente hostil e um novo estudo indica que o planeta é tão quente que os materiais que conhecemos na Terra como os mais resistentes são logo vaporizados.

O planeta está a ser considerado como o primeiro exemplo de um “Júpiter ultra-quente”, o que significa que é uma enorme bola de gás e é, de facto, muito quente.

Acredita-se que as temperaturas em KELT-9b cheguem aos 3204 graus, tudo por causa da curta distância para a estrela que é muito mais quente do que o nosso próprio Sol.

De fato, o planeta fica mais quente do que muitas estrelas observadas pelos astrónomos.

Ao estudar a luz que brilha através da atmosfera do planeta à medida que passam em frente à sua estrela, os investigadores calcularam quais os produtos químicos que provavelmente estão presentes.

Surpreendentemente, a equipa detetou o que parece ser vapor de ferro à volta do planeta, algo que os seus modelos teóricos previram, mas também encontraram algo inesperado. O espectro de luz revelou a presença de titânio gasoso. Sim, o planeta é tão incrivelmente quente que nem mesmo o titânio sobrevive.

Acredita-se que os planetas que ficam tão quentes quanto o KELT-9b às vezes evaporam completamente devido ao calor. No entanto este gigante de gás, em particular, é grande o suficiente para resistir ao teste do tempo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Ciência, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Memória NAND Flash – Analistas prevêem um crash no mercado em 2019!

Huawei Mate 20 Lite aparece no Geekbench e mostra tudo

Seguinte