Em maio de 2024, surgiu uma tendência inesperada na evolução do mundo dos jogos. Os jogos Xbox, que normalmente são considerados como estando na consola de jogos da Microsoft, foram os jogos mais descarregados e instalados para a PlayStation 5 e a PS4 durante esse mês. Mas afinal qual a razão para os jogos XBOX estarem a dar-se tão bem na PlayStation Store?
Jogos XBOX estão a ser a loucura na PlayStation Store
Esta mudança na dinâmica dos jogos é bastante surpreendente. Isto porque mostra como a indústria está a mudar.
Há alguns meses, o anúncio da Microsoft de que iria colocar mais títulos Xbox originais nas consolas PlayStation da Sony causou agitação. Muitos jogadores da Xbox, fiéis há anos, foram apanhados desprevenidos e a comunidade de jogadores encheu-se de rumores.
No entanto, o lançamento pela Sony de importantes jogos PlayStation originais no PC e até na Nintendo Switch fez com que o conceito de partilha de jogos entre plataformas não fosse assim tão distante. A conquista de Sea of Thieves pela Xbox Game Studios na PS5 mostra que a inclusão de jogos é um momento novo para todos.
Sea of Thieves não foi apenas um jogo que atingiu classificações elevadas
Dito isto, ultrapassou grandes nomes como Madden, Call of Duty e até o lendário Grand Theft Auto 5 nas tabelas de transferências nos EUA/Canadá e na Europa.
A popularidade deste jogo na PS5 também foi demonstrada pelo facto de as pessoas gostarem de jogar Minecraft na PS4, o que prova um grande desejo de jogos Xbox entre os utilizadores da PlayStation. Até outro título da Xbox, Grounded, apareceu nas tabelas da PS5.
A estratégia da Microsoft consiste em trazer mais jogos para as consolas PlayStation, caso a caso. O plano inclui lançamentos no primeiro dia no Xbox Game Pass e no PC e nas consolas Xbox e PlayStation. Por exemplo, títulos futuros como Call of Duty: Black Ops 6 e DOOM: The Dark Ages estarão disponíveis para estas plataformas.
No entanto, alguns jogos anunciados para a Xbox, como Fable e Gears of War: E-Day, deverão continuar a ser exclusivos da Xbox e do PC.
Por outro lado, a Sony não demonstrou qualquer desejo de disponibilizar os seus jogos originais nas consolas Xbox. Em vez disso, está a concentrar os seus esforços na expansão dos mercados do PC e da Nintendo Switch.
Entretanto a mudança para a disponibilidade entre plataformas está a alterar a forma como vemos os sistemas de jogos, tornando-os mais interligados do que antes.
O que é que isto significa para o futuro dos jogos? Implica uma comunidade de jogadores mais unida, com as fronteiras das consolas a tornarem-se menos distintas e os jogadores a divertirem-se em qualquer plataforma que prefiram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!