Microsoft melhorou a barra de tarefas e o Iniciar no Windows 11!

Lentamente, mas de forma constante, a Microsoft está a melhorar a barra de tarefas e o menu Iniciar no Windows 11. Os entusiastas descobriram algumas coisas interessantes que poderão estar disponíveis em breve ou já disponíveis para teste nas versões de pré-visualização do Windows 11.

Microsoft melhorou a barra de tarefas e o Iniciar no Windows 11!

Na compilação 22635.3785, que chegou recentemente ao Canal Beta, a Microsoft implementou listas de saltos adequadas para aplicações fixadas no Iniciar. Esta alteração está bem documentada nas notas de lançamento. O que não foi mencionado é a capacidade de arrastar uma aplicação fixada no menu Iniciar e fixá-la na barra de tarefas. Foi uma daquelas omissões estranhas em que é possível fixar aplicações da lista “Todas as aplicações”, mas não da secção de aplicações fixas. Felizmente, isso já foi corrigido.

Entretanto outra alteração na versão 22635.3785 está escondida na lista “Todas as aplicações” redesenhada. Ela agora suporta corretamente pastas, que podem ser expandidas ou recolhidas de forma semelhante às pastas de blocos no Windows 10.

A Microsoft também quer dar mais controlo sobre o que aparece na área de notificação. Não, continua a não ser possível dissociar os indicadores de bateria, volume e rede uns dos outros. Assim o que será possível fazer é ocultar o ícone do sino de notificação e mostrar a hora e a data reduzidas no relógio da bandeja. Para já, nenhuma destas duas opções funciona, pelo que temos de esperar que a Microsoft a anuncie ou, pelo menos, a envie no estado oculto mas funcional.

Por falar na barra de tarefas, a Microsoft corrigiu recentemente um bug desagradável que estava a causar todo o tipo de problemas estranhos nela.

Mas há mais novidades e desta vez na versão Canary

A Microsoft lançou uma nova versão do Windows 11 Canary com o número 26236. O seu changelog não contém nada de extraordinário, exceto o não tão bem-vindo “gestor de contas” no menu Iniciar. No entanto, no interior, escondido das notas oficiais de lançamento, escondem-se algumas alterações relacionadas com a IA, melhorias nas Definições e novas funcionalidades para o Recall.

Windows 11: veja como ativar as novas funções da versão Canary

Horas após o lançamento, os utilizadores descobriram que o Windows Recall, a controversa funcionalidade de IA no Windows 11 versão 24H2, que foi recentemente atualizada com melhorias adicionais de privacidade, está a receber uma nova opção que lhe permite pesquisar na Web qualquer coisa detectada na imagem atual. Por exemplo, pode clicar numa palavra ou frase e procurá-la no browser utilizando o seu motor de busca predefinido.

Além disso, Alexander S (@alex290292 no X) descobriu uma nova página na secção “Privacidade e segurança” dentro da aplicação Definições. O Windows 11 permitir-lhe-á utilizá-la para gerir o acesso a funcionalidades de IA generativa e rever a atividade recente para ver os pedidos de IA generativa nos últimos sete dias.

A boa notícia é que como revela o site Neowin pode experimentar estas funcionalidades ocultas no Windows 11 build 26236 executando alguns comandos com a aplicação ViVeTool.

Experimentar as novas funções

Descarregue o ViveTool do GitHub e descompacte os ficheiros em qualquer pasta.
Inicie a Linha de Comando como Administrador e navegue até a pasta que contém os ficheiros do ViVeTool com o comando CD. Por exemplo, se tiver colocado o ViveTool em C:\Vive, digite CD C:\Vive.

Escreva vivetool /enable /id:50566956 e prima Enter para ativar a funcionalidade “Search the web” no Recall.

Digite vivetool /enable /id:51407079 e prima Enter para ativar a nova página de definições de privacidade.

Reinicie o seu computador.

Lembre-se de que a Microsoft suspendeu recentemente a implementação do Windows 11 24H2 devido a razões desconhecidas. No entanto a empresa planeia retomá-la dentro de algumas semanas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como Implementar o Google Tradutor Sites no seu Website

A globalização digital tornou-se numa realidade incontornável, e a capacidade de comunicar em múltiplas línguas é agora essencial para qualquer presença online. O Google...

Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!

Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se...

iPhone Low-Cost é uma pedra no sapato do Galaxy S25!

Como já deve ter percebido pelo número de notícias à volta deste assunto, a Apple está mesmo a ultimar os detalhes relativamente ao seu...

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados