Os computadores sofrem com todo o tipo de problemas estranhos. No entanto este é provavelmente um dos caricatos que mais vimos. Dito isto, Raymond Chen, da Microsoft, revelou recentemente numa publicação no seu blogue que a reprodução da música rhythm nation de 1989 pertencente a Janet Jackson, fez com que alguns portáteis ainda do tempo do Windows XP deixassem de funcionar. Como Chen explica, esta informação veio originalmente de um fabricante de computadores mas depois outros relataram-no também. Entretanto descobriu-se que a música de Janet Jackson não só avariava o portátil em que estava a tocar mas também outros à volta.
Se tocar esta música de Janet Jackson fica sem portátil
Ao que parece, uma parte do videoclipe emite uma frequência muito específica que está de acordo com uma das frequências naturais de ressonância num modelo de disco rígido de 5400rpm muito utilizado nos portáteis.
É verdade que a maioria dos novos portáteis que vêm com SSD ou discos muito modernos podem estar a salvo disto. No entanto, portáteis mais antigos ainda podem deixar de funcionar se ouvir esta música da Janet Jackson.
Embora isto possa parecer uma piada na realidade não é. Como refere o XDA a questão é suficientemente grave para que este bug surja na base de dados CVE (Vulnerabilidades e Exposições Comuns) mantida pela MITRE Corporation. Afinal, isto pode causar perda de dados em computadores antigos, e as agências governamentais não são conhecidas por executar o hardware mais recente. Assim há uma hipótese de um bug como este poder representar uma ameaça séria.
Infelizmente, nem o post da Microsoft nem a listagem CVE especificam que modelo de disco rígido é afetado. Diz-se apenas que tem 5400rpm e que está presente em computadores portáteis que datam de meados de 2005. Para a maioria dos consumidores, que devem ter portáteis mais recentes, é seguro dizer que ouvir a Rhythm Nation não será um problema.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!